Graduação Tecnológica em Comunicação Institucional

Disponível em

Campinas Santos Sorocaba - Campolim


O curso de Comunicação Institucional

A área de comunicação institucional é a responsável por administrar o relacionamento da empresa com seus diversos públicos, tanto externos como internos, garantindo que toda a comunicação da empresa atinja seus resultados específicos. É responsabilidade do profissional de comunicação institucional gerenciar informações em momentos de crise, criar e promover uma comunicação com a imprensa, planejar eventos, entre outros. Dessa forma, o profissional que atua nessa área, precisa dominar todas as ferramentas de relações públicas, tanto off-line como on-line.

 

Os diferenciais dos profissionais de comunicação institucional da ESAMC são:

  • Tem boa capacidade de se expressar;
  • Sabe utilizar o raciocínio quantitativo e lógico em questões empresariais;
  • Possui visão crítica e analítica;
  • Especialista em comunicação institucional e relações públicas.

 

O que o aluno aprenderá ao longo do curso

  • Como expressar-se corretamente na língua portuguesa, por meio oral e escrito;
  • Noção dinâmica de mercado e um entendimento profundo de marketing;
  • Comunicação externa e interna em relações públicas;
  • Assessoria de imprensa;
  • Gerenciamento de crise;
  • Responsabilidade social e corporativa;
  • Técnicas de redação em relações públicas;
  • Lobby.

 

Áreas de atuação do profissional

  • Agências de Relações Públicas;
  • Empresas: dos setores industriais, comerciais ou de serviços, públicas, privadas ou do terceiro setor, em seus departamentos de relações públicas.


Inscreva-se
GRADE MATUTINA E NOTURNA 
1º SEMESTRE Nº de Créditos Carga horária
Fotografia - Introdução 4 80
Gestão de Projetos 2 40
História da Arte 4 80
Inovação e Criatividade 2 40
Marketing  8 160
Seminários Integradores I 4 80
TOTAL 24 480
2º SEMESTRE Nº de Créditos Carga horária
Custos 4 80
Gerência de Produtos, Serviços e Marcas 2 40
Língua Portuguesa   4 80
Relações Étnicas e Raciais  2 40
Teoria da Comunicação 4 80
Seminários Integradores II 4 80
Áudio - Introdução  2 40
Vídeo – Introdução 2 40
TOTAL 24 480
3º SEMESTRE Nº de Créditos Carga horária
Legislação em Comunicação 2 40
Mídia 4 80
Produção Gráfica 2 40
Projeto I - Metodologia e Sistematização 4 80
Seminários Integradores III 4 80
Computação Gráfica 2 40
Pesquisa  2 40
Comunicação Institucional - Ferramentas de Comunicação Interna 4 80
TOTAL 24 480
4º SEMESTRE Nº de Créditos Carga horária
Atendimento 2 40
Competências Empresariais e Planejamento de Carreira 4 80
Direitos Humanos e Cidadania  2 40
Projeto II - Técnicas de Apresentação 4 80
Seminários Integradores IV 4 80
Cerimonial e Protocolo 2 40
Técnicas de Redação em Comunicação 2 40
Comunicação Institucional - Ferramentas de Comunicação Externa 4 80
TOTAL 24 480
Libras (Optativa)  2 40
TOTAL GERAL  1960


Inscreva-se

Histórico da ESAMC

A ESAMC já possui 15 anos de experiência no mercado, durante essa trajetória nós conquistamos alguns títulos acadêmicos e no mercado de trabalho que nos deixaram orgulhosos. Dentro desses títulos acadêmicos temos os resultados da OAB, que sempre entram entre os melhores das cidades que atuamos, as notas no ENADE, a presença na lista das 30 melhores faculdades do Brasil, entre outros. No mercado de trabalho, a nossa história não muda, e hoje a ESAMC já é vista com uma das principais faculdades que geram profissionais bem sucedidos e prontos para ingressar no mercado de trabalho.
Todas essas conquistas não ocorrem por acaso, elas são resultado de um trabalho árduo e complexo, repleto de atualizações e inovações. Com essas atualizações nós buscamos sempre formar os nossos alunos prontos para ingressarem no mercado de trabalho.

Competências Empresariais

Ao longo dos nossos anos de existência, uma das grandes inovações que a ESAMC possui no seu modelo pedagógico é o desenvolvimento de todas as competências empresariais. Nós percebemos que o mercado de trabalho não busca profissionais que sejam bons apenas tecnicamente, mas que eles devem apresentar um grupo de competências para se destacarem. Através de pesquisas realizadas com 50 das 100 maiores empresas do Brasil, foi possível definir quais são essas competências, que foram divididas em três grupos: competências técnicas, competências comportamentais e competências gerenciais. Com uma disciplina incluída na grade horária e com o coaching individual a ESAMC se compromete a desenvolver todas essas competências nos seus alunos, entregando para o mercado de trabalho profissionais mais completos e capacitados.

Diferenciais do curso

Para você que tem interesse em iniciar no curso de Administração, temos mais alguns diferenciais que podem te ajudar a escolher a ESAMC como a sua faculdade:

  • Parcerias internacionais: A ESAMC possui parceiras internacionais com três faculdades, ESCS - Portugal, NAU - National American University, USA e Un. Barcelona - Espanha, garantindo para os seus alunos uma formação ainda mais completa.


Inscreva-se

Envie sua dúvida sobre este curso. Em breve entraremos em contato.