Graduação em Relações Públicas

faculdade de comunicação, design e moda > Graduação em Relações Públicas
Este curso está disponível em: Campinas, Santos, São Paulo, Sorocaba - Centro e Uberlândia

O CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA ESAMC

Os profissionais formados pela ESAMC em Relações Públicas conseguem idealizar e implementar projetos de comunicação corporativa visando recuperar, manter ou elevar a imagem das organizações perante seus públicos de interesse. Um profissional que consegue elaborar diretrizes de comunicação interna e externa, tendo como base um profundo conhecimento do negócio da empresa e de seus públicos. Como diferencial, o aluno ESAMC, além dos conhecimentos em comunicação, possui um perfeito entendimento do mercado, adquirido por meio do profundo embasamento em marketing e ambiente de negócios. Este embasamento garante que todos os planos desenvolvidos pelos nossos alunos consigam atingir a melhor eficácia no mercado.

O QUE ALUNO APRENDERÁ AO LONGO DO CURSO

  • Elaborar um plano de comunicação corporativa que vise prevenir, gerenciar e administrar crises.
  • Criar, manter e promover uma opinião e imagem pública favorável de empresas, instituições, órgãos governamentais ou pessoas.
  • Conhecer profundamente a composição de diferentes públicos de interesse de uma empresa e como se estabelece o relacionamento e o intercâmbio de informações entre uma instituição e seus diversos públicos.
  • Como possuir a mesma preocupação com os públicos externos e o público interno da instituição.
  • Desenvolver trabalhos focados em levantar e analisar dados de opinião pública e mercado em relação à imagem da instituição trabalhada.
  • Estabelecer canais para o contínuo diálogo com as pessoas que decidem e com líderes de opinião, sempre fundamentando o discurso com fatos, números e, quando possível, com o endosso independente de terceiros.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS FORMADO PELA ESAMC

  • Agências de Relações Públicas.
  • Agências de Comunicação: propaganda, promoção de vendas, merchandising, marketing direto, marketing de incentivo, comunicação dirigida e eventos; na área de relações públicas.
  • Empresas: dos setores industriais, comerciais ou de serviços, públicas, privadas ou do terceiro setor, em seus departamentos de relações públicas, marketing, comunicação; na direção, gerência e assistência ou como especialista de sua área.
  • Veículos de Comunicação: empresas de veiculação de mensagens, como emissoras de televisão, cinema e rádio, jornais, revistas, comunicação externa (outdoor, placas, faixas), comunicação digital (via internet); na área de relações públicas.

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA ESAMC

Carga horária
TOTAL DISCIPLINAS2.800
TRABALHO DE CONC. CURSO280
ESTÁGIO CURRICULAR280
ATIV. COMPLEMENTARES60
PREPARAÇÃO PRÉVIA1.400
DISCIPLINAS ELETIVAS240
TOTAL GERAL5.060


Clique aqui para ver a grade completa deste curso

A ESAMC acredita que para formar profissionais completos é necessário entender o que o mercado procura desses profissionais. Para entender o que as empresas procuram nos seus profissionais a ESAMC realizou, no ano de 2006 e de 2009, uma pesquisa com mais de 50 empresas. Essa pesquisa possuía como objetivo identificar o que os líderes empresariais de sucesso possuem em comum.

As empresas que foram pesquisadas estão entre as 100 maiores empresas do Brasil e as pessoas entrevistadas em cada delas foram o seu vice-presidente ou o seu diretor de RH.  A pesquisa foi dividida em três etapas: identificar o que os líderes empresariais de sucesso possuem em comum, definir cada competência que esses líderes possuem e entender como desenvolver cada uma dessas competências.

Através dessa pesquisa foi possível concluir que o sucesso de um executivo ou de um empresário depende das suas COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS. Essas competências podem ser divididas em três grupos: técnicas, gerenciais e comportamentais.

As competências técnicas são o "Saber" e são compostas por:

  • Domínio técnico da área de formação; 
  • Raciocínio qualitativo;
  • Raciocínio quantitativo.

As competências comportamentais são o "Ser" e são compostas por:

  • Empreendedorismo;
  • Ética pessoal e corporativa;
  • Comprometimento (accountability);
  • Equilíbrio emocional;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Consciência e diversidade intercultural;
  • Flexibilidade.

As competências gerenciais são o "Saber Fazer" e são compostas por: 

  • Liderança
  • Visão global e pensamento estratégico
  • Gestão de pessoas e conflitos
  • Processo de vendas e negociação
  • Trabalho em equipe
  • Gerenciamento e entrega
  • Processo de tomada de decisão
  • Etiqueta empresarial
  • Cultura e valores organizacionais

A partir da pesquisa realizada com diversas empresas a ESAMC desenvolveu um Modelo Pedagógico completo, estruturado e efetivo para preparar todos os seus alunos para o mercado de trabalho. Assim, a ESAMC é a única faculdade do Brasil que desenvolve todas as competências exigidas pelo mercado:

- Competências técnicas;
- Competências Comportamentais;
- Competências Gerenciais.

Para desenvolver todas as competências a ESAMC utiliza um moderno  conceito de  ensino  onde  todas  as disciplinas  são  organizadas por  intermédio dos  eixos de  conhecimento, da  interdisciplinaridade e de um programa de desenvolvimento de competências gerenciais e comportamentais, o que garante a formação de um profissional completo.

 

Normal 0 false false false PT-BR JA X-NONE

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS

Para desenvolver as competências técnicas dos seus alunos, a ESAMC conta com disciplinas presenciais e suporte virtual.  As disciplinas são divididas em eixos de conhecimento, apresentam programas interdisciplinares e podem ser utilizadas como créditos em outro curso de graduação, tornando possível uma dupla titulação. 

- Eixo de conhecimento: Através dos eixos de conhecimento a ESAMC garante que todas as competências técnicas requeridas pelo mercado sejam desenvolvidas nos nossos cursos de graduação. Para que os cursos permaneçam atualizados com o que o mercado de trabalho necessita, a ESAMC monitora constantemente empresas e profissionais de sucesso.

- Interdisciplinaridade: Através dos trabalhos interdisciplinares a ESAMC desenvolve nos seus alunos, já a partir do primeiro semestre, a visão integrada de áreas e disciplinas, o que garante uma formação muito mais sólida e completa.

- Dupla Titulação: Na ESAMC o aluno pode aproveitar créditos do seu curso de graduação em outros cursos da Instituição. Isso permite a obtenção de dois diplomas de graduação, bastando cursar disciplinas complementares, que podem ser cursadas simultaneamente ou após a conclusão do curso.

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS E COMPORTAMENTAIS

Para desenvolver as competências comportamentais e gerenciais a ESAMC conta com work-shops específicos, avaliações 360º , coaching individual e parcerias internacionais. 

- Work-Shops: Os workshops são atividades realizadas como atividades das disciplinas e abordam as competências gerenciais e comportamentais a serem desenvolvidas nos alunos.

- Coaching individual: No Coaching Individual os alunos analisam e discutem os resultados da avaliação 360º. Cada aluno é acompanhado por um professor da ESAMC individualmente e recebe um feedback personalizado, para entender quais são as competências que ele ainda precisa melhorar. 

- Experiência Nacional e Internacional: A atuação em várias das principais cidades brasileiras garante à ESAMC uma visão clara da realidade dos negócios no Brasil. Já  a  visão  global  é  proporcionada  por  intermédio  das  parcerias  internacionais. A partir da experiência de estudar em uma faculdade de outro país, os alunos conseguem conhecer novas culturas e aprender a lidar com situações que ocorrem em todo o mundo. Essas parcerias acontecem com a Universidade de Barcelona, na Espanha, NAU - National American University, nos Estados Unidos, e o INP -  Instituto de Novas Profissões, em Lisboa, Portugal.

Empreendedorismo

Além do amplo entendimento de mercado, na ESAMC os alunos são desafiados a exercitar sua capacidade empreendedora desde o início dos cursos. Uma sequência de disciplinas como inovação, gerência de projetos, pesquisa, empreendedorismo e estratégia empresarial, entre outras, prepara os estudantes para exercer sua capacidade empreendedora, seja em um negócio próprio, seja atuando em alguma organização. Para a ESAMC, empreendedorismo não é só manter uma cabeça criativa, nem está relacionado somente ao surgimento de um novo negócio, mas é também dar às organizações a oportunidade de se repensar e recriar continuamente. Nesse sentido, e de modo mais específico, a ESAMC desenvolve habilidades para que seus alunos possam exercer essa capacidade empreendedora, identificando uma oportunidade de negócio, avaliando os riscos presentes, a possibilidade de sucesso e, a partir daí, elaborando e implementando um plano, passo a passo, para construir valor para a organização, seja de sua propriedade ou não.

Clique em "Saiba Mais" para ler o informativo dos vestibular abaixo listados. Clique em "Inscreva-se" para fazer sua inscrição ou consultar o processamento do pagamento do boleto da mesma (quando aplicável).
ESAMC Santos
  Vestibular Regional II - Graduação (17/01/2015) 17/01/2015 às 13:30Saiba Mais Inscreva-se