Graduação em Relações Públicas

O curso de Relações Públicas

Os profissionais formados pela ESAMC em Relações Públicas conseguem idealizar e implementar projetos de comunicação corporativa visando recuperar, manter ou elevar a imagem das organizações perante seus públicos de interesse. Um profissional que consegue elaborar diretrizes de comunicação interna e externa, tendo como base um profundo conhecimento do negócio da empresa e de seus públicos. Como diferencial, o aluno ESAMC, além dos conhecimentos em comunicação, possui um perfeito entendimento do mercado, adquirido por meio do profundo embasamento em marketing e ambiente de negócios. Este embasamento garante que todos os planos desenvolvidos pelos nossos alunos consigam atingir a melhor eficácia no mercado.

O que o aluno aprenderá ao longo do curso

 

  • Elaborar um plano de comunicação corporativa que vise prevenir, gerenciar e administrar crises;
  • Criar, manter e promover uma opinião e imagem pública favorável de empresas, instituições, órgãos governamentais ou pessoas;
  • Conhecer profundamente a composição de diferentes públicos de interesse de uma empresa e como se estabelece o relacionamento e o intercâmbio de informações entre uma instituição e seus diversos públicos;
  • Como possuir a mesma preocupação com os públicos externos e o público interno da instituição;
  • Desenvolver trabalhos focados em levantar e analisar dados de opinião pública e mercado em relação à imagem da instituição trabalhada;
  • Estabelecer canais para o contínuo diálogo com as pessoas que decidem e com líderes de opinião, sempre fundamentando o discurso com fatos, números e, quando possível, com o endosso independente de terceiros.

Áreas de atuação do Profissional

 

  • Agências de Relações Públicas;
  • Agências de Comunicação: propaganda, promoção de vendas, merchandising, marketing direto, marketing de incentivo, comunicação dirigida e eventos; na área de relações públicas;
  • Empresas: dos setores industriais, comerciais ou de serviços, públicas, privadas ou do terceiro setor, em seus departamentos de relações públicas, marketing, comunicação; na direção, gerência e assistência ou como especialista de sua área;
  • Veículos de Comunicação: empresas de veiculação de mensagens, como emissoras de televisão, cinema e rádio, jornais, revistas, comunicação externa (outdoor, placas, faixas), comunicação digital (via internet); na área de relações públicas.

CURSO NOTURNO

1o. SemestreCréditos
Língua Portuguesa I2
Psicologia2
Gestão de Projetos2
Marketing I4
Sociologia2
Elementos e Tec. De Comunicação2
História da Arte I2
Teoria da Comunicação I2
Legislação em Comunicação2
TOTAL20
2o. SemestreCréditos
Língua Portuguesa II2
Ciência Política2
Marketing II4
Lógica2
Estatística I4
Antropologia2
Teoria da Comunicação II2
História da Arte II2
TOTAL20
3o. SemestreCréditos
Microeconomia I2
Marketing III4
Estatística II4
Filosofia2
Produção Gráfica2
Pesquisa de Mercado I4
Inovação e Criatividade2
TOTAL20
4o. SemestreCréditos
Competências Empresariais2
Macroeconomia I2
Marketing IV4
Computação Gráfica I2
Pesquisa de Mercado II4
Mídia I4
História das Relações Públicas2
TOTAL20
5o. SemestreCréditos
Computação Gráfica II2
Psicologia do Consumidor4
Projeto Identidade Visual2
Mídia II4
Produção em Áudio2
Fotografia2
TOTAL16
6o. SemestreCréditos
Finanças I2
Produção em Vídeo2
Web Design2
Atendimento2
Eventos e RP2
TOTAL10
7o. SemestreCréditos
Empreendedorismo2
Finanças II2
Plataformas Digitais4
Técnicas de Redação em RP2
Assessoria de Imprensa2
Comunicação Externa2
Gerenciamento de Crise2
TOTAL16
8o. SemestreCréditos
Estratégia Empresarial4
Finanças III2
Planejamento de Comunicação Integrada2
CRM2
Comunicação Interna2
Responsabilidade Social e Corporativa2
Pesquisa de Opinião Pública2
TOTAL16
9o. SemestreCréditos
Projeto de Graduação ESAMC I6
Tópicos Avançados2
TOTAL8
10o. SemestreCréditos
Projeto de Graduação ESAMC II8
TOTAL8

 

CURSO DIURNO

1o. SemestreCréditos
Língua Portuguesa I2
Psicologia2
Gestão de Projetos2
Marketing I4
Sociologia2
Microeconomia I2
Elementos e Tec. De Comunicação2
História da Arte I2
Produção Gráfica2
Teoria da Comunicação I2
Legislação em Comunicação2
TOTAL24
2o. SemestreCréditos
Língua Portuguesa II2
Ciência Política2
Marketing II4
Lógica2
Estatística I4
Antropologia2
Macroeconomia I2
Teoria da Comunicação II2
História da Arte II2
Inovação e Criatividade2
Computação Gráfica I2
História das Relações Públicas2
TOTAL28
3o. SemestreCréditos
Marketing III4
Estatística II4
Filosofia2
Pesquisa de Mercado I4
Mídia I4
Produção em Áudio2
Computação Gráfica II2
Projeto Identidade Visual2
Atendimento2
TOTAL26
4o. SemestreCréditos
Competências Empresariais2
Marketing IV4
Pesquisa de Mercado II4
Psicologia do Consumidor4
Finanças I2
Mídia II4
Produção em Vídeo2
Fotografia2
Web Design2
Eventos e RP2
TOTAL28
5o. SemestreCréditos
Empreendedorismo2
Finanças II2
Plataformas Digitais4
Técnicas de Redação em RP2
Assessoria de Imprensa2
Comunicação Externa2
Gerenciamento de Crise2
TOTAL16
6o. SemestreCréditos
Estratégia Empresarial4
Finanças III2
Planejamento de Comunicação Integrada2
CRM2
Comunicação Interna2
Responsabilidade Social e Corporativa2
Pesquisa de Opinião Pública2
TOTAL16
7o. SemestreCréditos
Projeto de Graduação ESAMC I6
Tópicos Avançados2
TOTAL8
8o. SemestreCréditos
Projeto de Graduação ESAMC II8
TOTAL8

Histórico da ESAMC

A ESAMC já possui 15 anos de experiência no mercado, durante essa trajetória nós conquistamos alguns títulos acadêmicos e no mercado de trabalho que nos deixaram orgulhosos. Dentro desses títulos acadêmicos temos os resultados da OAB, que sempre entram entre os melhores das cidades que atuamos, as notas no ENADE, a presença na lista das 30 melhores faculdades do Brasil, entre outros. No mercado de trabalho, a nossa história não muda, e hoje a ESAMC já é vista com uma das principais faculdades que geram profissionais bem sucedidos e prontos para ingressar no mercado de trabalho.
Todas essas conquistas não ocorrem por acaso, elas são resultado de um trabalho árduo e complexo, repleto de atualizações e inovações. Com essas atualizações nós buscamos sempre formar os nossos alunos prontos para ingressarem no mercado de trabalho.

Competências Empresariais

Ao longo dos nossos anos de existência, uma das grandes inovações que a ESAMC possui no seu modelo pedagógico é o desenvolvimento de todas as competências empresariais. Nós percebemos que o mercado de trabalho não busca profissionais que sejam bons apenas tecnicamente, mas que eles devem apresentar um grupo de competências para se destacarem. Através de pesquisas realizadas com 50 das 100 maiores empresas do Brasil, foi possível definir quais são essas competências, que foram divididas em três grupos: competências técnicas, competências comportamentais e competências gerenciais. Com uma disciplina incluída na grade horária e com o coaching individual a ESAMC se compromete a desenvolver todas essas competências nos seus alunos, entregando para o mercado de trabalho profissionais mais completos e capacitados.

Diferenciais do curso

Para você que tem interesse em iniciar no curso de Administração, temos mais alguns diferenciais que podem te ajudar a escolher a ESAMC como a sua faculdade:

  • Dupla titulação: A dupla titulação consiste na formação em dois cursos da ESAMC, muitas vezes dentro do mesmo período e valor. Na faculdade possuem disciplinas optativas que o aluno deve realizar para se formar, quem possui interesse em realizar uma dupla titulação deve realizar todas as disciplinas eletivas do segundo curso em que quer se formar, dentro da sua grade horária. Caso o aluno não consiga terminar dentro do período normal ele pode finalizar as disciplinas que faltaram nos próximos semestres, pagando apenas essas disciplinas. No curso de Publicidade e Propaganda, é possível conseguir a dupla titulação com os cursos de: Design Gráfico, Jornalismo, Moda, e Publicidade e Propaganda.
  • Agência Junior: A Agência Jr funciona como uma agência de verdade. Com clientes e casos reais, os alunos começam a desenvolver projetos de comunicação mercadológica antes de se formar.
  • Centro de Computação e Programação: Neste centro, os alunos desenvolvem os modernos conceitos em programação computacional e suas aplicações nas mais diversas áreas.
  • Estúdio Fotográfico: Com equipamentos para a revelação e ampliação, destinados à realização de trabalhos específicos para a área de fotografia publicitária.
  • Estúdio de vídeo: Totalmente equipado com câmeras e ilhas de edição profissionais, o estúdio oferece aos alunos aulas práticas e condições adequadas para a realização e produção de vídeos e comerciais. Professores e monitores, em modernas instalações, auxiliam os alunos a entender a linguagem cinematográfica e a produzir vídeos.
  • Estúdio de Som: Nesse estúdio, os alunos encontrarão equipamentos completos para gravar spots, jingles e trilhas sonoras com qualidade profissional. Uma estrutura com recursos e equipamentos adequados, em que os estudantes são sempre atendidos por profissionais especializados.
  • Parcerias internacionais: A ESAMC possui parceiras internacionais com três faculdades, ESCS - Portugal, NAU - National American University, USA e Un. Barcelona - Espanha, garantindo para os seus alunos uma formação ainda mais completa.

Thássia Naves e Aline Alcântara

"Ex-alunas da Esamc Uberlândia fazem sucesso como o conceituado "Blog da Thássia", que hoje é o mais acessado do país e um dos blogs de moda mais influentes do mundo com 760 mil visitas mensais. Thássia teve a ideia de criar um blog nas aulas de "redes alternativas" e "redes sociais" enquanto cursava na Esamc, em parceria com Aline, sua colega de Relações públicas."

Cargo: Blogueiras
Empresa: http://www.blogdathassia.com.br

Clique em "Saiba Mais" para ler o informativo dos vestibulares abaixo listados. Clique em "Inscreva-se" para fazer sua inscrição ou consultar o processamento do pagamento do boleto da mesma (quando aplicável).

ESAMC ESAMC Santos

ESAMC ESAMC Sorocaba - Centro