Graduação em Direito

O curso de Direito

Podemos definir o Direito como a ciência responsável pela interpretação e aplicação do sistema normativo que rege a sociedade. Portanto, durante o curso de Direito o aluno irá aprender o ordenamento jurídico brasileiro e a interpretação dada pelos tribunais. Os diferenciais dos profissionais de Direito formados pela ESAMC e que eles são preparados para a carreira jurídica, seja qual for a escolhida pelo aluno através de uma forte formação técnica nos diversos ramos do Direito.

O que o aluno aprenderá ao longo do curso

  • O entendimento completo sobre os diversos ramos do Direito Público e Privado;
  • Como resolver relações entre indivíduos e conflitos de interesse;
  • Como definir os efeitos jurídicos em diversas situações do cotidiano;
  • Regular as relações interpessoais nos diversos aspectos da vida em sociedade;
  • A importância do aprendizado contínuo para ser um profissional de excelência técnica na área de Direito e a desenvolver seu próprio plano de estudo/desenvolvimento individual.

Áreas de atuação do profissional

  • Advogado: o advogado é responsável por defender os interesses dos seus clientes, garantindo o respeito aos direitos constitucionais. Para ser advogado é necessário passar no exame da OAB.
  • Juiz: o juiz é responsável por julgar os casos, sempre visando defender a liberdade pública. Para se tornar juiz é necessário passar no exame da OAB, possuir três anos de experiência como advogado e passar em concurso público.
  • Promotor: o promotor pode ser chamado de "advogado do estado". A promotoria é a parte responsável por lei para apresentar um caso contra alguém que possa ter contrariado a lei. Para se tornar promotor é necessário passar no exame da OAB, possuir três anos de experiência como advogado e passar em concurso público.
  • Delegado: o delegado atua como policial responsável pelos crimes cometidos contra a união e pela emissão de passaportes e controles aduaneiros. Essa é a única carreira da área de Direito que não é obrigatório possuir o exame da OAB, mas é preciso passar em concurso público.

DIURNO E NOTURNO

1o. Semestre

Créditos

Língua Portuguesa I

2

Teoria Geral do Direito

4

História do Direito

2

Direito Civil I - Teoria Geral

4

Direito Penal I

4

Ciência Política - Teoria Geral do Estado

2

Sociologia Geral e Jurídica

2

Total

20

2o. Semestre

Créditos

Filosofia do Direito

2

Direito Civil II - Teoria Geral

4

Teoria Geral do Processo

4

Direito Penal II

4

Direito Constitucional I

4

Antropologia Jurídica

2

Total

20

3o. Semestre

Créditos

Direito Civil III - Obrigações

4

Direito Processual Civil I

4

Direito Penal III

4

Direito Constitucional II

4

Direito Administrativo I

4

Total

20

4o. Semestre

Créditos

Direito Civil IV - Contratos

2

Direito Processual Civil II

4

Direito do Trabalho I

2

Direito Penal IV

4

Direito Constitucional III

2

Direito Administrativo II

4

Direitos Difusos e Coletivos

2

Total

20

5o. Semestre

Créditos

Direito Civil V - Direito das Coisas

4

Direito Processual Civil III

4

Direito do Trabalho II

2

Direito Penal V

4

Direito Processual Penal I

2

Direito Empresarial I

4

Total

20

6o. Semestre

Créditos

Direito Civil VI - Direito de Família

4

Direito Processual Civil IV

4

Direito do Trabalho III

2

Direito Penal VI

2

Direito Processual Penal II

2

Direito Empresarial II

2

Estágio Supervisionado I

2

Preparação para Carreiras Jurídicas e Mercado

2

Total

20

7o. Semestre

Créditos

Direito Civil VII - Direito das Sucessões

4

Direito Processual Civil V

2

Direito Processual Penal III

4

Direito Tributário I

2

Direito Empresarial III

2

Estágio Supervisionado II

2

Preparação para Carreiras Jurídicas e Mercado

4

Total

20

8o. Semestre

Créditos

Ética Geral e Jurídica

2

Direito Civil VIII - Resp. Civil

2

Direito Processual Trabalhista I

4

Direito Tributário II

4

Direito Empresarial IV

2

Estágio Supervisionado III

2

Preparação para Carreiras Jurídicas e Mercado

4

Total

20

9o. Semestre

Créditos

Direito Internacional Público e Privado

2

Direito Previdenciário

2

Direito Ambiental

2

Direito Tributário III

2

Língua Portuguesa II: Redação Jurídica

2

Estágio Supervisionado IV

2

Preparação para Carreiras Jurídicas e Mercado

4

TOTAL

16

10o. Semestre

Créditos

Negociação, Mediação e Arbitragem

2

Psicologia Jurídica

2

Economia Geral e Jurídica

2

Competências Empresariais

2

Projeto de Graduação ESAMC

2

Preparação para Carreiras Jurídicas e Mercado

2

TOTAL

12

Histórico da ESAMC

A ESAMC já possui 15 anos de experiência no mercado. Durante essa trajetória nós conquistamos alguns títulos acadêmicos e no mercado de trabalho que nos deixaram orgulhosos. Dentro desses títulos acadêmicos temos os resultados da OAB, que sempre entram entre os melhores das cidades onde atuamos, as notas no ENADE, a presença na lista das 30 melhores faculdades do Brasil, entre outros. No mercado de trabalho, a nossa história não muda: hoje a ESAMC já é vista com uma das principais faculdades que geram profissionais bem sucedidos. Todas essas conquistas não ocorrem por acaso, elas são resultado de um trabalho árduo e complexo, repleto de atualizações e inovações.

Competências empresariais

Ao longo dos nossos anos de existência, uma das grandes inovações que a ESAMC incluiu no seu modelo pedagógico foi o desenvolvimento de todas as competências empresariais. Nós percebemos que o mercado de trabalho não busca profissionais que sejam bons apenas tecnicamente, mas que eles devem apresentar um grupo de competências para se destacarem. Através de pesquisas realizadas com 50 das 100 maiores empresas do Brasil, foi possível definir quais são essas competências, que foram divididas em três grupos: competências técnicas, competências comportamentais e competências gerenciais. Com uma disciplina incluída na grade horária e com o coaching individual, a ESAMC se compromete a desenvolver todas essas competências nos seus alunos, fornecendo ao mercado de trabalho profissionais mais completos e capacitados.

Diferenciais do curso

Se você tem interesse em iniciar no curso de Direito, temos mais alguns diferenciais que podem ajudá-lo a escolher a ESAMC como a sua faculdade:

  • OAB: a grade do curso de direito da ESAMC foi elaborada de uma forma que prepara os alunos desde o início do curso para a aprovação no Exame da Ordem. A partir do terceiro semestre do curso, o aluno realiza alguns quizzes com perguntas que caem na OAB, fazendo com que ele fique extremamente preparado. O resultado disso é que, em todas as cidades que atuamos, atingimos o maior percentual de aprovação da OAB, em diferentes exames.
  • Núcleo Jurídico: especializado em consultoria jurídica, o Núcleo Jurídico ESAMC presta serviços de assessoria jurídica para clientes reais.
  • Parcerias internacionais: a ESAMC possui parceiras internacionais com três faculdades, ESCS (Portugal), NAU - National American University (USA) e Un. (Barcelona - Espanha), garantindo aos alunos uma formação ainda mais completa.

Flávio Melo Assunção

"O aluno do 5º ano de Direito da ESAMC Santos Flávio Melo Assunção, de 27 anos, conquistou a segunda colocação no concurso de monografia "80 anos da Constituição de 1934", promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Sociedade Veteranos de 32 - MMDC.
Flávio Melo Assunção já estagiou no Ministério Público e, atualmente, estagia no Tribunal de Justiça de São Paulo. "O curso de Direito da ESAMC Santos é excelente, porque me trouxe conhecimentos técnicos de qualidade", destaca o universitário."

Cargo: Estagiário
Empresa: Tribunal de Justiça de São Paulo

Clique em "Saiba Mais" para ler o informativo dos vestibulares abaixo listados. Clique em "Inscreva-se" para fazer sua inscrição ou consultar o processamento do pagamento do boleto da mesma (quando aplicável).

ESAMC Campinas

ESAMC Santos