Graduação em Engenharia Química

faculdade de engenharia > Graduação em Engenharia Química
Este curso está disponível em: Campinas, Santos e Sorocaba - Centro


O CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA ESAMC

O Engenheiro Químico formado pela ESAMC cuida da análise e desenvolvimento de produtos químicos e petroquímicos. Também busca introduzir novas tecnologias para indústrias de tintas, papel e celulose, plásticos, cerâmica, têxtil, biocombustível, alimentícia e refinarias, entre outras, realizando ainda o tratamento dos resíduos químicos gerados por processos produtivos. Sua formação engloba, além das disciplinas tradicionais, química orgânica, química analítica, bioquímica, físico-química, engenharia de produtos, instrumentação e controle de processos, ecologia, tratamento de efluentes, termodinâmica química, instalações industriais e segurança, etc. O grande diferencial do aluno ESAMC em Engenharia Química é o seu profundo entendimento do mercado e de todas as áreas funcionais de uma empresa, o que garante um profissional superior, pronto para assumir posições de liderança.

O QUE O ALUNO DA ESAMC APRENDERÁ AO LONGO DO CURSO

 Elaborar e implementar projetos de transformação de materiais e energia.
 Gerenciar sistemas de qualidade, produtividade, segurança no trabalho e disposição de efluentes industriais.
 Gerenciar áreas de compras, assistência técnica e marketing industrial.
 Colaborar nas decisões sobre a viabilidade de projetos e produtos.
 Gerenciar e motivar equipes de trabalho e de projetos.
 Avaliar o ambiente empresarial e competitivo da empresa.
 Entender o funcionamento de uma empresa e suas áreas funcionais - marketing, finanças, operações e recursos humanos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA QUÍMICA FORMADO PELA ESAMC

 Empresas: indústrias de base (mineração, metalúrgica, siderúrgica), indústrias de transformação (química e petróleo, celulose, plástico, têxtil), indústrias de bens de consumo (alimentos, açúcar e álcool, higiene pessoal, tintas, cosméticos), indústrias de instalações (geração de energia, refrigeração) ou nas áreas de negócio (marketing, finanças, operações e recursos humanos).
 Consultorias e escritórios de projeto: no planejamento e implementação de projetos na área de engenharia química.
 Governo: órgãos de controle e fiscalização ambiental federais, estaduais e municipais.
 Negócio próprio: consultorias, indústrias ou escritórios de projeto.




GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA ESAMC

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

HORAS/AULA

TOTAL DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

3.720

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (PROJETO DE GRADUAÇÃO ESAMC - PGE)

280

ESTÁGIO CURRICULAR

372

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

60

ESTUDO INDIVIDUALIZADO

372

TOTAL GERAL

4804

DISCIPLINA OPTATIVA DE LIBRAS

40



Clique aqui para ver a grade completa deste curso

A ESAMC acredita que para formar profissionais completos é necessário entender o que o mercado procura desses profissionais. Para entender o que as empresas procuram nos seus profissionais a ESAMC realizou, no ano de 2006 e de 2009, uma pesquisa com mais de 50 empresas. Essa pesquisa possuía como objetivo identificar o que os líderes empresariais de sucesso possuem em comum.

As empresas que foram pesquisadas estão entre as 100 maiores empresas do Brasil e as pessoas entrevistadas em cada delas foram o seu vice-presidente ou o seu diretor de RH.  A pesquisa foi dividida em três etapas: identificar o que os líderes empresariais de sucesso possuem em comum, definir cada competência que esses líderes possuem e entender como desenvolver cada uma dessas competências.

Através dessa pesquisa foi possível concluir que o sucesso de um executivo ou de um empresário depende das suas COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS. Essas competências podem ser divididas em três grupos: técnicas, gerenciais e comportamentais.

As competências técnicas são o "Saber" e são compostas por:

  • Domínio técnico da área de formação; 
  • Raciocínio qualitativo;
  • Raciocínio quantitativo.

As competências comportamentais são o "Ser" e são compostas por:

  • Empreendedorismo;
  • Ética pessoal e corporativa;
  • Comprometimento (accountability);
  • Equilíbrio emocional;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Consciência e diversidade intercultural;
  • Flexibilidade.

As competências gerenciais são o "Saber Fazer" e são compostas por: 

  • Liderança
  • Visão global e pensamento estratégico
  • Gestão de pessoas e conflitos
  • Processo de vendas e negociação
  • Trabalho em equipe
  • Gerenciamento e entrega
  • Processo de tomada de decisão
  • Etiqueta empresarial
  • Cultura e valores organizacionais

A partir da pesquisa realizada com diversas empresas a ESAMC desenvolveu um Modelo Pedagógico completo, estruturado e efetivo para preparar todos os seus alunos para o mercado de trabalho. Assim, a ESAMC é a única faculdade do Brasil que desenvolve todas as competências exigidas pelo mercado:

- Competências técnicas;
- Competências Comportamentais;
- Competências Gerenciais.

Para desenvolver todas as competências a ESAMC utiliza um moderno  conceito de  ensino  onde  todas  as disciplinas  são  organizadas por  intermédio dos  eixos de  conhecimento, da  interdisciplinaridade e de um programa de desenvolvimento de competências gerenciais e comportamentais, o que garante a formação de um profissional completo.

 

Normal 0 false false false PT-BR JA X-NONE

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS

Para desenvolver as competências técnicas dos seus alunos, a ESAMC conta com disciplinas presenciais e suporte virtual.  As disciplinas são divididas em eixos de conhecimento, apresentam programas interdisciplinares e podem ser utilizadas como créditos em outro curso de graduação, tornando possível uma dupla titulação. 

- Eixo de conhecimento: Através dos eixos de conhecimento a ESAMC garante que todas as competências técnicas requeridas pelo mercado sejam desenvolvidas nos nossos cursos de graduação. Para que os cursos permaneçam atualizados com o que o mercado de trabalho necessita, a ESAMC monitora constantemente empresas e profissionais de sucesso.

- Interdisciplinaridade: Através dos trabalhos interdisciplinares a ESAMC desenvolve nos seus alunos, já a partir do primeiro semestre, a visão integrada de áreas e disciplinas, o que garante uma formação muito mais sólida e completa.

- Dupla Titulação: Na ESAMC o aluno pode aproveitar créditos do seu curso de graduação em outros cursos da Instituição. Isso permite a obtenção de dois diplomas de graduação, bastando cursar disciplinas complementares, que podem ser cursadas simultaneamente ou após a conclusão do curso.

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS E COMPORTAMENTAIS

Para desenvolver as competências comportamentais e gerenciais a ESAMC conta com work-shops específicos, avaliações 360º , coaching individual e parcerias internacionais. 

- Work-Shops: Os workshops são atividades realizadas como atividades das disciplinas e abordam as competências gerenciais e comportamentais a serem desenvolvidas nos alunos.

- Coaching individual: No Coaching Individual os alunos analisam e discutem os resultados da avaliação 360º. Cada aluno é acompanhado por um professor da ESAMC individualmente e recebe um feedback personalizado, para entender quais são as competências que ele ainda precisa melhorar. 

- Experiência Nacional e Internacional: A atuação em várias das principais cidades brasileiras garante à ESAMC uma visão clara da realidade dos negócios no Brasil. Já  a  visão  global  é  proporcionada  por  intermédio  das  parcerias  internacionais. A partir da experiência de estudar em uma faculdade de outro país, os alunos conseguem conhecer novas culturas e aprender a lidar com situações que ocorrem em todo o mundo. Essas parcerias acontecem com a Universidade de Barcelona, na Espanha, NAU - National American University, nos Estados Unidos, e o INP -  Instituto de Novas Profissões, em Lisboa, Portugal.

Empreendedorismo

Além do amplo entendimento de mercado, na ESAMC os alunos são desafiados a exercitar sua capacidade empreendedora desde o início dos cursos. Uma sequência de disciplinas como inovação, gerência de projetos, pesquisa, empreendedorismo e estratégia empresarial, entre outras, prepara os estudantes para exercer sua capacidade empreendedora, seja em um negócio próprio, seja atuando em alguma organização. Para a ESAMC, empreendedorismo não é só manter uma cabeça criativa, nem está relacionado somente ao surgimento de um novo negócio, mas é também dar às organizações a oportunidade de se repensar e recriar continuamente. Nesse sentido, e de modo mais específico, a ESAMC desenvolve habilidades para que seus alunos possam exercer essa capacidade empreendedora, identificando uma oportunidade de negócio, avaliando os riscos presentes, a possibilidade de sucesso e, a partir daí, elaborando e implementando um plano, passo a passo, para construir valor para a organização, seja de sua propriedade ou não.

Clique em "Saiba Mais" para ler o informativo dos vestibular abaixo listados. Clique em "Inscreva-se" para fazer sua inscrição ou consultar o processamento do pagamento do boleto da mesma (quando aplicável).
ESAMC Santos
  Vestibular Nacional - Graduação (06/12/2014) 06/12/2014 às 13:30Saiba Mais Inscreva-se
ESAMC Sorocaba - Centro
  Vestibular Regional Graduação - ESAMC Centro - 2015/1 (13.12.2014) 13/12/2014 às 13:15Saiba Mais Inscreva-se