Carregando...
​Afinal, qual é a diferença entre Economia e Finanças?
  • ​Afinal, qual é a diferença entre Economia e Finanças?

    Mesmo com a confusão gerada entre os dois termos, economia e finanças na prática são coisas bem diferentes principalmente na área de atuação profissional. Por esse motivo antes optar por um ou outra é importante não somente conhecer essas diferenças, mas qual campo profissional está mais voltado às metas que você estabeleceu para sua carreira. Mas, afinal qual é a diferença entre Economia e Finanças?
    • Economia é uma ciência social que analisa a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
    • Finanças é um ramo da Economia que foca em juros, preços, fluxo de caixa e no mercado financeiro em geral.
    A Economia analisa o cenário geral tanto o financeiro como o político de uma cidade, região, país e por isso, muitas vezes acaba sendo suscetível às crises e as políticas públicas. Finanças por outro lado possui um campo de atuação mais específico e voltado para empresas e indústrias já que é o setor responsável pela análise de investimentos e riscos.

    Os profissionais de ambas as áreas podem atuar tanto em instituições privadas ou públicas. O economista, por exemplo, é necessário em lugares que utilizam previsões de crescimento, taxas de juros e inflação para traçar estratégias corporativas prevendo todos os possíveis cenários para o negócio.

    Já o profissional de finanças pode atuar como gestor empresarial tanto no mercado financeiro como em outras áreas, pois com seu pensamento analítico e habilidades natas de avaliação este profissional é sempre indicado para analisar se a proposta é ou não um bom investimento.

    A ESAMC oferece uma formação completa tanto para quem deseja seguir a carreira na área econômica ou financeira.  Acesse o nosso site e saiba mais.

Matérias Relacionadas
Receba por email