Carregando...
Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, existe diferença?
  • Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, existe diferença?

    Esta é, com certeza, uma das maiores dúvidas que cercam as pessoas que estão prestes a entrar na faculdade e que possuem habilidade com números, além de ter o desejo de trabalhar com finanças. É fato de que as áreas de Administração, Ciências Contábeis (Contabilidade) e Economia estão ligadas, mas existem diferenças entre elas. 

    Todas fazem parte das Ciências Humanas 

    Para darmos um start no assunto é importante deixarmos claro que, ao contrário do que todo mundo pensa, as 03 fazem parte das Ciências Humanas e não das Exatas. Já que a vertente de humanas trata o aspecto do homem como indivíduo e não como ser social, busca um maior conhecimento humano. Ou seja, enquadra-se em todas as disciplinas que direcionem seus estudos aos aspectos do indivíduo e sua vida social.

    Destrinchando cada uma

    Se você pensa em escolher a contabilidade, é importante saber que o contador volta-se essencialmente para o controle do fluxo financeiro das organizações e empresas, além da análise e operação quanto a recolhimento de taxas e tributos, elaboração de planilhas de registro e acompanhamento orçamentário. 

    Seu estudo costuma possuir fortes cargas voltadas para o cálculo, acompanhadas de conhecimentos relacionados à legislação fiscal e comercial. A profissão o leva a trabalhar em empresas de médio a grande porte, bem como em escritórios prestadores de serviço ou mesmo como autônomo. Como toda organização precisa do acompanhamento dos trabalhos do contador, sua situação de mercado é positiva.

    Já se seu foco é estudar economia, é importante saber que o profissional da área é um pesquisador do comportamento humano no campo da produção e da distribuição dos bens e serviços na sociedade. Para tal, desenvolve conhecimentos ligados à área de humanas, como sociologia, psicologia, bases históricas, além da habilidade com cálculos e modelos matemáticos.

    Sua competência permite que trabalhe em empresas, em processos gerenciais, mas o eixo da sua atuação é a análise de fatores que envolvem não só o aumento da produtividade, mas também a ampliação do mercado, momentos de investimento ou de manutenção na empresa. 

    Agora, se a administração é a área que você está ponderando, o administrador de empresas é quem contribui ou gerencia processos que visam otimizar as organizações do trabalho (empresas, órgãos públicos e ONGs), por meio de técnicas e gestão de pessoas, financeira, logística, estocagem, fluxo de informações, atendimento ao público e consumidores. A organização metódica, o controle e o registro das informações, e deliberações fazem parte de suas tarefas.

    Enfim, esperamos que as explicações sobre as áreas de Contabilidade, Economia e Administração tenham te auxiliado na escolha do curso ideal para você. Se quiser obter mais informações sobre eles, acesse o nosso site e saiba mais

Matérias Relacionadas
Receba por email