Carregando...
Como podemos aplicar Inteligência Artificial e Machine Learning na Engenharia Civil?
  • Como podemos aplicar Inteligência Artificial e Machine Learning na Engenharia Civil?

    A IA, ou Inteligência Artificial não é mais uma fantasia futurista usada apenas em filmes e passou a fazer parte da engenharia civil. Os gestores perceberam que ao antecipar o uso da IA como ferramenta no dia a dia, pode não só aumentar o desempenho, mas principalmente maximizar os lucros e melhorar a segurança.
     
    Porém para entender como a Inteligência Artificial pode ser usada e como ela afeta a construção civil é preciso entender o que realmente ela é. Longe se ser puramente ficção científica como se acredita, a Inteligência Artificial envolve um amplo campo que envolve ciência da computação, programação de computadores, matemática, estatística, visão computacional e linguística. Mas, como tudo isso afeta a engenharia civil?
    Quando nos referimos a Inteligência Artificial na engenharia civil falamos principalmente de uma área específica: o Machine Learning. O Machine Learning, ou aprendizado de máquina consiste em usar algoritmos para coletar dados, aprender e, então, tomar uma decisão. Diferente de algoritmos com rotinas determinadas manualmente, o Machine Learning possui a habilidade de aprender com os dados que são inseridos e assim aprimorar a tarefa que realizam através da interligação dos dados que são imputados em seu banco de dados Esses dados também poder ser coletados diretamente da Internet.
     
    Aplicações de IA e Machine Learning na Engenharia Civil.
     
    A potencialidade da Inteligência Artificial e do Machine Learning na engenharia civil é vasta. Afinal, como todo projeto de construção pode sofrer problemas durante o processo, incluindo alterações na planta do projeto original, o uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning facilita a análise de todos os dados do projeto ao mesmo tempo em que alerta sobre os pontos mais críticos dele.
     
    Dessa forma toda a equipe envolvida no projeto consegue identificar os fatores de riscos aumentando assim, a perspectiva de segurança e consequentemente a qualidade da construção. Ou seja, o uso do Machine Learning na construção possibilita uma proatividade maior, além de auxiliar na tomada de decisões antes que elas afetem o projeto como um todo.
     
    Outras vantagens do uso da Inteligência Artificial na engenharia civil são:
     
    • Prever e evitar os riscos antes que eles possam afetar as margens do projeto.
    • Identificar os problemas de alto risco e classificá-los automaticamente em categorias.
    • Identificar se mão de obra terceirizada contratada oferece risco com base em dados em tempo real, assim como o desempenho passado e outros fatores.
    • Identificar e priorizar possíveis problemas de segurança em todo o ciclo de vida do projeto.
     
    Com tanta inovação surgindo a cada dia e o uso de novos e poderosos recursos, acredita-se no aumento da eficiência e na segurança nos projetos de construção civil. E levando em conta as constantes mudanças climáticas e como elas afetam diretamente a rotina da população, se faz necessários projetos de construção que priorizem a segurança antes e depois de sua conclusão. 
     
    Se você se interessa por Engenharia Civil, conheça o curso da ESAMC.

Matérias Relacionadas
Receba por email