Carregando...
Eu escolhi a ESAMC
  • Eu escolhi a ESAMC

    Com um currículo de dar inveja, a nossa ex-aluna Dayane Karen Silva conta pra gente como foi que tudo começou e qual a participação da faculdade na vida e na carreira dela.
     
    Formada em Administração pela ESAMC, Dayane em seu segundo ano de faculdade, iniciou a sua carreia na Empresa Jr. da Faculdade e conta  que nessa experiência ela teve os primeiros contatos com a rotina de trabalho de uma empresa.Após essa jornada, seis meses depois ela já participava do seu primeiro processo de trainee, onde passou e entrou para a Auditoria Externa na KPMG, onde atuou por quase três anos.
    Após esse período, entrou para a Deloitte, onde ficou por um ano ainda trabalhando com auditoria e logo depois embarcou numa nova oportunidade na Stoller do Brasil no departamento de contabilidade onde ficou até 2015, onde posteriormente abraçou novos caminhos na Elektro Rede na qual atualmente, é analista sênior de consolidação.
     
    ESAMC: O que te fez escolher a carreira de Administração?
    Dayane: Eu queria minha independência financeira, portanto busquei cursos que me possibilitavam trabalhar enquanto estudava, e a Administração me atraiu por ter um leque de possibilidades de áreas para se atuar. Como entrei na faculdade muito nova, achava importante essa abertura para várias opções, pois sabia que estava me conhecendo e me descobrindo ainda, e que só saberia qual era minha vocação quando tivesse um contato e uma experiência maior na área.


    ESAMC: O que te fez escolher a ESAMC para fazer Administração?
    Dayane: A ESAMC levou dois professores para fazer uma palestra na escola onde eu estudava o Ensino Médio (Objetivo Cosmópolis), e me identifiquei bastante com o perfil da faculdade. Eles enfatizaram muito o contato que os alunos da faculdade tinham desde o primeiro dia de aula com o mercado de trabalho e como isso vinha de encontro com meus objetivos e minha ansiedade de iniciar logo minha carreira profissional, achei que poderia ser a melhor escolha.
     
    ESAMC: Sobre a estrutura que a ESAMC oferece, é um diferencial?
    Dayane: Com certeza a estrutura da faculdade é um diferencial e foi um grande atrativo para mim. Diferentemente dos formatos tradicionais das demais faculdades, a ESAMC mostrava um perfil mais jovem, mais dinâmico, e mais acolhedor. Para alunos como eu, que praticamente vivia na faculdade, era o ideal.
    Pequenos detalhes faziam a diferença: Eu podia cursas matérias de outros cursos para conhecer coisas diferentes (e agregar meu conhecimento), eu tinha laboratórios disponíveis para estudo e realização de trabalhos, eu tinha projetos interdisciplinares que aumentava minha relação com os alunos dos outros cursos e me tirava de minha zona de conforto, tinha professores disponíveis para conversar comigo, me aconselhar (e por muitas vezes me ajudaram até em questões de emprego). Com certeza tudo isso fez muita diferença na minha preparação para o mercado de trabalho.
     
    ESAMC: Ter se formado na ESAMC ajudou de alguma forma a entrar no mercado de trabalho, fez diferença?
    Dayane: Com certeza a formação na ESAMC me ajudou e fez a diferença no meu dia a dia do trabalho!
    Desde minha primeira aula de Marketing (Marketing foi a minha primeira aula da faculdade) eu lembro que meu professor dava exemplos e falava muito de como seria nossa vida no “mundo real”. E hoje em dia, muitas situações que eu passo eu me pego pensando “Caramba, tal professor falava mesmo...”.
    Esta preocupação que os professores da ESAMC têm em nos preparar para o mercado de trabalho, é um fator muito importante, porque eles trabalham nas salas de aula, competências que os alunos precisarão ter em seu dia a dia quando estiverem praticando suas profissões. Isto é mais que saber a Teoria da Administração, ou o Marxismo, ou o método do custeio, é saber lidar com situações que a maior parte dos alunos nunca passou na vida. É ter um chefe, que é diferente de ter pais ou professores, e ter colegas de trabalho, que não são colegas de escola ou colegas do bairro, é ter estresse, é ter pressão, é ter prazos, entregas, cobrança sobre qualidade... isso os alunos aprenderão com o tempo, mas os professores da ESAMC conseguem antecipar este aprendizado, e dão dicas valiosas, durante todo o curso, que fazem toda a diferença quando os alunos estiverem efetivamente em seus postos profissionais.
     
     
     
    ESAMC: Ter feito ESAMC conta muitos pontos?
    Dayane: Entrar no mercado de trabalho um pouco mais preparado que os outros profissionais conta muitos pontos, e eu acho que este é o grande diferencial da ESAMC. Quando se é preparado para o trabalho todos os dias de maneira ativa nas salas de aula, você acaba se destacando quando vai procurar seu primeiro emprego.
    No meu caso isso foi muito positivo, pois tive sucesso em meu primeiro processo de trainee. Conheci várias pessoas que se formaram em outras instituições, mais “populares” que a ESAMC, ou até mesmo instituições federais, e que só conseguiram passar em um processo de trainee na terceira ou quarta tentativa. Tenha certeza que eu não tive sorte, mas sim estava preparada, e meu preparo com certeza veio da ESAMC.
     
    ESAMC: A ESAMC te incentivou de alguma maneira, como?
    Dayane: A ESAMC sempre me incentivou, desde o dia que fui fazer minha matrícula na instituição. Já sai de lá com uma hora marcada com uma professora que nem conhecia ainda para falar sobre minha carreira. Eu nem tinha começado a faculdade ainda, mas já estavam preocupados em me preparar e em me ajudar a chegar onde eu sonho em chegar.
    No dia a dia, e com as oportunidades que a faculdade oferece, minha primeira experiência profissional foi na Empresa Jr. da faculdade. Quando prestei meu primeiro processo de trainee eu o fiz quando uma professora comentou sua carreira na auditoria, e durante todo meu PGE eu tive tantas experiências maravilhosas com professores incríveis que me deu uma bagagem que é só minha, ninguém pode tirar isso de mim. Com certeza a ESAMC me incentivou a chegar até onde cheguei.
     
    ESAMC: O quanto a faculdade te auxiliou/ensinou na área em que atua?
    Dayane: Apesar de ter feito administração, a área que atuo hoje, está muito mais ligada a contabilidade, e este meu carinho pela contabilidade nasceu nas aulas de contabilidade e custos com a professora Manuela. Eu lembro muito dela no meu trabalho, porque até os meus primeiros passos profissionais foram dados inspirados nela (minha entrada na auditoria externa).
    Quando eu ainda não trabalhava eu ficava me perguntando se eu realmente precisaria de toda aquela teoria na minha vida, e hoje é muito claro de que tudo que aprendi em todas as minhas aulas é muito importante, vejo todos os dias uma mistura de várias matérias em uma única Demonstração Financeira que eu elaboro.
     
    Quer uma carreira de sucesso como a da Dayane? Venha estudar na melhor e conheça o curso de administração da ESAMC.
     

Matérias Relacionadas
Receba por email