Carregando...
Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, qual é diferença?
  • Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, qual é diferença?

    Embora muitas vezes esses dois campos de atuação possuam similaridades e com isso gera uma confusão compreensível, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos desempenham papéis diferentes dentro do mundo corporativo. 

    Atualmente a área de Recursos Humanos deixou de ser um departamento meramente administrativo e mecânico, passando a desempenhar um papel importante na hierarquia organizacional. Para muitos especialistas, o RH é visto como uma evolução do tradicional Departamento de Pessoal, setor popularmente ligado às relações trabalhistas, funcionário e empregador. Afinal com a chegada de uma nova geração ao mercado de trabalho, as empresas perceberam a necessidade de investir no capital humano para reter talentos.

    Entre as principiais atividades do departamento de Recursos Humanos estão:

    •    Identificar as necessidades de contratação da empresa;
    •    Desenvolver processos de recrutamento e seleção;
    •    Desenvolver planos de carreira e os critérios de promoção;
    •    Elaborar políticas de retenção de talentos.
    Além disso, o RH é responsável por criar e aplicar novas práticas que auxiliem na manutenção do clima organizacional sempre de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.

    Já a Gestão de Pessoas visa o desenvolvimento dos colaboradores e suas competências.  O gestor está sempre em busca de aperfeiçoar e promover a melhoria tanto profissional como pessoal do colaborador.

    As principais funções de um Gestor de Pessoas são:

    •    Manter a harmonia da equipe e lidar com possíveis situações de conflito;
    •    Conseguir identificar o potencial de cada colaborador e delegando a ele tarefas conforme suas habilidades, ou seu nível de autonomia e responsabilidade;
    •    Oferecer feedback;
    •    Fortalecer a comunicação da equipe;
    •    Engajar todos os membros da equipe com as metas do setor.

    Por esse motivo, é importante se ter em mente que o gestor de pessoas é ao mesmo tempo um administrador. Pois, ele é o responsável por administrar tanto o ambiente e como as pessoas que estão sob sua gestão. 

    Independente do campo de atuação, as duas áreas são se extrema importância para empresas que buscam crescer e se destacar no mercado, retendo bons profissionais e com isso alcançando o sucesso.

    Interessou-se pelas áreas? Conheça mais sobre elas e venha estudar na ESAMC.

Matérias Relacionadas
Receba por email