Carregando...
Liderança: é possível construí-la
  • Liderança: é possível construí-la

    O caminho a se percorrer até tornar-se um líder, talvez, não seja tão simples, mas não é impossível de ser trilhado. Paciência e força de vontade são pontos imprescindíveis neste percurso, mesmo que você já tenha este perfil. 

    A primeira coisa que você deve ter em mente é que o autoconhecimento é necessário. Identifique seus pontos fortes e também os que precisam ser melhorados e desenvolvidos. Depois, é preciso lembrar que o líder é um gestor em mutação, precisa estar sempre atento a novas habilidades e competências, conforme as mudanças de estratégias de negócios e as nuances do universo empresarial. 

    É importante que você desenvolva a capacidade de influenciar, motivar e inspirar as pessoas ao seu redor e, portanto algumas de suas atitudes com seus colaboradores são importantes. Dentre elas:

    - Saber ouvir;

    - Ter empatia, se colocar no lugar do outro;

    - Ter capacidade de administrar conflitos;

    - Ser capaz de identificar o potencial de cada um, estimulando o seu desenvolvimento;

    - Saber se comunicar;

    - Manter a coerência entre o discurso e a prática;

    - Partilhar informações e conhecimentos;

    - Adaptar o estilo de liderança de acordo com a situação ou com o nível de maturidade para a equipe;

    - Estar em busca constante de conhecimentos;

    - Preparar novos líderes e sucessores.

    O líder também é fundamental para as organizações, uma vez que ele precisará ter a iniciativa de resolver ou contornar diversas situações. É importante lembrar-se de manter um bom clima organizacional e um ambiente produtivo. 

    Portanto fica claro que o cargo de liderança exige responsabilidade ao desenvolver e manter seus times organizados e em sintonia, sendo sempre o líder um modelo aos demais.

Matérias Relacionadas
Receba por email