Carregando...
Meu Primeiro Emprego: Dicas de como montar um currículo e se sair bem na entrevista.
  • Meu Primeiro Emprego: Dicas de como montar um currículo e se sair bem na entrevista.

    Meu Primeiro Emprego: Dicas de como montar um currículo e se sair bem na entrevista.
     
    Todo jovem enfrenta o desafio para entrar no mercado de trabalho: conseguir o primeiro emprego sem ter nenhuma ou pouca experiência profissional. E saber como redigir um currículo é essencial para se conquistar a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. É comum o jovem se sentir inseguro quanto às informações que vai colocar no currículo já que a lhe falta o principal, a experiência anterior.
     
    Porém é possível fazer um currículo com outras informações interessantes que vão chamar a atenção do recrutador e que ao mesmo tempo mostra o seu potencial. Veja as dicas que preparamos para você.

    Como preparar o currículo para primeiro emprego?
     
    Vamos começar pelos campos obrigatórios:
     
    • Informações pessoais.
    Assim como qualquer currículo, o currículo para o primeiro emprego inicia como as informações pessoais: nome, nacionalidade, estado civil, idade, endereço e formas de contato (telefone e e-mail).
     
    • Objetivo.
    Como você está no começo de sua carreira indique apenas a área que você tem interesse. Por exemplo, estágio na área administrativa ou somente área administrativa.
     
    • Formação acadêmica.
    Descreva o nome do curso e não se esqueça de colocar o nome da instituição e o ano previsto para conclusão.
    • Idiomas.
    Cuidado para não exagerar nessa etapa do currículo. Seja sincero (a) quando ao seu grau de conhecimento e fluência em cada idioma listado.
    • Cursos extras.
    Inclua os cursos que você considera relevante para à área em que está buscando uma vaga.
     
    Informações adicionais:
     
    A partir daqui você deve apresentar tudo o que pode destacar no seu currículo em relação aos concorrentes. Lembre-se que às vezes menos é mais. Busque mostrar ao recrutador seu diferencial, mas sem exageros. Veja o que você pode acrescentar em seu currículo:
     
    A matéria que você se destacou na escola ou na faculdade, especialmente se ela estiver relacionada com a vaga. Porém, busque sempre a objetividade e evite o autoelogio. Afinal esse é o momento de você demonstrar suas habilidades e o quanto gosta e domina o assunto.
     
    Se você participou ou participa de projetos voluntários é imprescindível que essa informação esteja em seu currículo. Afinal, essa é uma atividade que indica que você desenvolveu competências como liderança e trabalho em equipe.
     
     Com um bom currículo em mãos é só se preparar para a entrevista. E aqui vão mais algumas dicas:
     
    • Informe-se Sobre a Empresa: Visite o site da empresa ou organização para conhecer sua história e o seu ramo de atuação, serviços e produtos. Dessa forma fica mais fácil você pensar o que pode agregar de positivo a ela, pois com certeza essa será uma das perguntas do recrutador.
    • Pontualidade: A primeira impressão é a que fica e é por isso você jamais deve chegar atrasado a uma entrevista de emprego. Isso além de mostrar falta de educação, demonstra que você pode não ter capacidade de cumprir seus horários e compromissos. Busque chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência.
    • Atenção ao seu Vestuário: Na dúvida sobre o que vestir invista sempre em peças mais sóbrias e sociais.
     
    Esperamos que com essas dicas, você se sinta mais seguro (a) para preparar seu currículo e o momento da entrevista. E não se esqueça, seja você mesmo (a). Muitas vezes é justamente na tentativa de impressionar o recrutador que o candidato acaba derrapando.
     
    Boa sorte!

     

Matérias Relacionadas
Receba por email