Carregando...
Novo semestre, novos planos!
  • Novo semestre, novos planos!

    Não é tarefa fácil começar um novo semestre na faculdade após um longo período de descanso. Mas para que esse retorno aconteça da melhor maneira, preparamos algumas sugestões para você encarar o ano de forma tranquila.

    O processo pode ser iniciado nas férias mesmo, já que este momento é ideal para fazer um balanço sobre os planos a serem colocados neste novo ciclo. Comece também ajustando o seu sono, uma semana antes de retornar às aulas é o tempo ideal para reorganizar a sua rotina. 08 horas por noite são fundamentais para que seu dia seja mais produtivo e sua memória funcione ainda melhor!

    E falando em memória, você sabia que os exercícios físicos ajudam na sua melhora? Sem contar que exercitar-se dá mais energia e foco para encarar o ritmo das aulas, além de ser uma excelente distração para aliviar o estresse. 

    A leitura é outra forma de entretenimento ideal. Porém um erro frequente dos estudantes é o de escolher apenas títulos relevantes ao curso – sim, eles são muito importantes, mas é muito interessante ler outros temas, pois ajudam a aliviar a pressão dos estudos, contribuem para expandir o seu vocabulário e a compreensão textual. 

    Para que o semestre discorra de uma maneira tranquila, não inicie seus estudos de forma abrupta. Aumente a carga com o passar das semanas, tenha disciplina para estudar pelo menos um pouco do que já foi visto em sala de aula. Desta forma você absorverá o conteúdo com muito mais facilidade, sem a necessidade de maratonas madrugada adentro para dar conta dos trabalhos e estudos para provas. 

    Outra dica interessante de organização é a técnica Pomodoro, você conhece? Ela consiste em dividir as tarefas ou estudos em blocos de 25 minutos e descanso de 05 minutos. Os 25 minutos devem ser de foco total no que está sendo estudado, nada de fazer aquela paradinha para verificar Facebook, Whatsapp, etc. Os 05 minutos de descanso devem ser apenas para isso, descansar, dar uma volta, se alongar, relaxar, e aí sim retomar de onde parou. 

    Lembre-se, a organização é um processo! Portanto crie hábitos de estudos, rotina diária, etc. Existem aplicativos próprios para isso e, para quem preferir, a agenda continua sendo uma boa e velha companheira de anotações.

    Seguindo um pouco desses hábitos, seu ano será muito mais produtivo. Bom início de semestre!

Matérias Relacionadas
Receba por email