Carregando...
O Lucrativo mercado de Eventos
  • O Lucrativo mercado de Eventos

    Você sabia que um dos setores que mais movimentam a economia no país é o de eventos?
    De acordo com um estudo realizado no início do ano, o setor movimentou R$209,2 bilhões, em 2013, sendo 4,32% do PIB brasileiro no período segundo o SEBRAE. Mesmo sofrendo mudanças e com a chegada da crise, o mercado de eventos continua crescendo em 2018 e tem um futuro ainda mais promissor.  
     
    Só o segmento de casamentos, por exemplo, teve um crescimento de 25% em 2016, segundo pesquisa do Instituto Data Popular e a Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA). Já no faturamento de janeiro a março de 2017, as empresas organizadoras tiveram um crescimento de 6,9%, em relação ao mesmo período de 2016, segundo Boletim do Ministério do Turismo.
     
    Com todo esse aumento no mercado e mudanças, segundo o Event Manager Blog, 75% das pessoas com menos de 35 anos estão mais dispostos a pagar por uma experiência do que por um produto. Sendo assim, para engajar esse novo consumidor, surgiram novas tendências para o setor de eventos, sendo elas:
     
    Inteligência Artificial - A integração da IA em eventos pode simplificar a logística e criar conexões de rede com base em interesses comuns entre os convidados. A tecnologia também pode ser aplicada em todos os processos de realização de diferentes cerimônias, englobando o antes, durante e pós evento.
     
    Chatbots - Ligados à inteligência artificial, os chatbots já são muito utilizados por diversas empresas, onde oferecem atendimento personalizado, com agilidade e utilizados especialmente para responder perguntas frequentes, como a direção do local onde será o evento.
     
    Realidade Virtual – A realidade virtual continua em expansão e deve ganhar um espaço cada vez maior nos eventos. A tecnologia possibilita uma imersão maior que a convencional e aprimora a experiência dos participantes.
     
    Realidade Aumentada - Com foco total na experiência do evento, a realidade aumentada permite transformar elementos 3D de uma forma tangível com o auxílio de dispositivos (como óculos e smartphone) promovendo uma experiência única aos participantes com maior integração ao evento.
     
    Transmissões ao vivo: Uma tendência de 2017 e continua forte e em constante no mercado de eventos. Diversas ferramentas, como Youtube, Periscope, Facebook e agora o Instagram, permitem que as pessoas aproveitem a experiência de eventos à distância, sendo indispensável para envolver o público.
     
    Traduções simultâneas - Muitos eventos contam com palestrantes internacionais, então para que o público não seja disperso, uma das tecnologias utilizadas hoje é a tradução simultânea, que pode ser feita, por exemplo, com o Pixel Bud, que é par de fones de ouvido sem fio, capaz de traduzir simultânea de até 40 idiomas.
     
    Podemos concluir então, que o setor vive um momento muito especial, onde o mercado está aquecido e as empresas estão investindo em novas tecnologias para resolver envolver esse novo consumidor, promovendo novas experiências para o mesmo, garantindo o crescimento do setor e mantendo como um dos mais lucrativos do país.
    E se depois de saber desses avanços da indústria de eventos você quiser saber mais sobre o tecnólogo em eventos da ESAMC, clique aqui.

Matérias Relacionadas
Receba por email