Carregando...
O poder histórico e social do comércio.
  • O poder histórico e social do comércio.

    Não se sabe ao certo quando a atividade comercial começou, mas o fato que não se pode negar é que além de sempre ter funcionado como uma fonte de poder, o comércio ajudou no desenvolvimento das civilizações desde a antiguidade.  Os primeiros passos dados pelo comércio foram as trocas de produtos, séculos após as primeiras operações comerciais surgiram as moedas e com elas os primeiros grandes impérios comerciais. 

    A atividade comercial pode ser considerada a responsável pela expansão de territórios e ao que hoje chamamos de globalização. A atividade evoluiu tanto, que hoje com a tecnologia em nossas mãos, nem precisamos sair de casa para adquirir o produto que desejamos, basta poucos cliques e efetuamos uma compra.

    Mas como algo que teve um começo tão simples conseguiu evoluir tanto, ao ponto de hoje nos depararmos com reportagens que falam sobre uma possível guerra comercial entre duas potências, China e Estados Unidos? Para isso, precisamos voltar um pouco no tempo e analisar como a definição do valor de um produto passou a ser definido.

    Definir o valor de um produto sempre foi um dos maiores desafios da atividade comercial, já que no passado o preço era determinado pela quantidade de trabalho, tempo e dificuldades para encontrar as matéria-primas para a fabricação da mercadoria. Nos dias atuais, a definição passou a envolver outros fatores como: transporte, salários dos funcionários, impostos e outros gastos da produção do produto ou serviço. O impasse entre o governo e o sindicato dos transportes rodoviários sobre o frete é um bom exemplo, de como o valor de um produto pode ser alto ou baixo para o consumidor final. 

    O interessante é notar que após o grande impulso no século XV com as expedições para o novo mundo e a colonização, a atividade comercial evoluiu e com ela surgiu à necessidade da criação de novas profissões. Afinal, um comércio só sobrevive com uma boa administração, finanças em dia e um bom trabalho de marketing.

    Talvez os irmãos Paul e Justin Videau, não tivessem um conhecimento profundo nas três áreas acima citadas. Mas, os fundadores da Le Bon Marché, a primeira loja de departamento do mundo fundada em Paris no ano 1838, já sabiam que o comércio ia passar por uma grande transformação exigindo uma maior profissionalização dos serviços oferecidos.

    Chega a ser quase inacreditável que mesmo com duas guerras mundiais em apenas um século e meio, a atividade comercial passou por uma expansão tão grande. Dos pequenos comércios de rua, aos magazines, shopping centers e ao e-commerce, a atividade comercial se renovou e com ela mudou a sociedade e  a forma com que se com a compra e venda de produtos.

    O futuro pode ainda ser uma incógnita em muitos setores, mas de uma coisa podemos ter certeza.  A atividade comercial sempre vai encontrar formas de se renovar.

Matérias Relacionadas
Receba por email