Carregando...
O que mudou desde o surgimento dos influenciadores digitais?
  • O que mudou desde o surgimento dos influenciadores digitais?

    O poder de influência da internet, principalmente das redes sociais, nas decisões de consumo já é conhecido há tempos. Uma pesquisa realizada pelo Governo Federal em 2015 constatou que o brasileiro passa mais tempo na internet do que em qualquer outra plataforma midiática. Já um estudo da ODM Group descobriu que mais de 70% dos consumidores analisados utilizam as redes sociais para guiar suas decisões de compra.
    Os influenciadores digitais são pessoas que, ao utilizarem ou falarem sobre um produto ou serviço numa mídia online, geram desejo de consumo em um público relevante. Isso porque muitos deles são responsáveis por formar opiniões e alguns deles chegaram a ser vistos como autoridades em assuntos como moda e humor, por exemplo.
    Variam entre blogueiros, instagrammers, e/ou youtubers, dependendo da plataforma em que atuam. Eles carregam este nome devido à relevância do seu conteúdo para quem os acompanha. Mas qual é o motivo deste sucesso, e como eles transformaram as decisões de consumo? É o que veremos a seguir.
    Uma pesquisa realizada pela Snack Intelligence, plataforma de network brasileira, revelou quem são os 10 youtubers mais influentes do mundo e o comediante Whindersson Nunes ficou com o 2º lugar desta lista. Ele mesmo foi eleito como a personalidade mais influente do vídeo brasileiro, ficando à frente de celebridades como Taís Araújo e Rodrigo Faro, em estudos realizados pela Provokers para o Google e Meio & Mensagem.
    Com isso podemos perceber que o cenário está se transformando, os influenciadores estão dominando um espaço que antes era restrito às celebridades. O Google realizou também um estudo que descobriu que, para os jovens, os youtubers escutam e se relacionam mais do que as celebridades, resultando em relações mais de amizade do que de fãs.
    Outro detalhe importante para esta diferenciação é a relevância, a mesma pesquisa indica que os vídeos dos top 25 Influencers no Youtube têm 03 vezes mais visualizações, 02 vezes mais ações e 12 vezes mais comentários quando comparados às celebridades.
    E quando o assunto é formação de opinião sobre indicações diversas sobre beleza, os influenciadores digitais perdem apenas para especialistas na área, para parentes e amigos. A única mudança deve-se às personalidades nascidas no meio digital, que são mais relevantes e possuem mais influência, do que as celebridades provindas da televisão.

    Até 2020 os indivíduos da Geração Z irão compor 20% da mão de obra do planeta, direcionando ainda mais as tendências de consumo globais, ou seja, “Youtubers”, Blogueiros e “Instagrammers” terão mais influência que personalidades da televisão, cinema, ou de outros nichos de entretenimento. 

Matérias Relacionadas
Receba por email