Carregando...
O que os calouros precisam saber?
  • O que os calouros precisam saber?

    Quando estamos na escola, a faculdade parece ser um sonho distante. Idealizamos e sonhamos acordados com o dia em que vamos, finalmente, fazer aquilo que gostamos. E então esse dia chega. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas que todo calouro precisa saber para tirar o melhor do seu curso e aproveitar muito a faculdade!
     

    Não tenha medo de explorar
    Ao entrar na faculdade, muitos calouros ficam com receio de explorar o campus e se limitam à sala de aula. Aproveite os intervalos de aula para conhecer o lugar que irá te abrigar pelos próximos anos! Conheça os laboratórios, as salas, as cantinas sem medo de ser feliz. Isso vai te ajudar a se familiarizar e, quem sabe, conhecer novas pessoas!
     
    Converse com os professores e veteranos
    O primeiro ano de qualquer curso pode parecer bastante assustador por diversos fatores, entre eles, não saber o que esperar do curso. Por isso, não hesite em conversar com veteranos e professores, expondo suas dúvidas, perguntando sobre as aulas e até mesmo a rotina. Compartilhar suas expectativas e saber o que esperar é sempre um bom começo!
     
    Não pire!
    Nas primeiras aulas já são apresentadas as grades, livros e o planejamento de conteúdo que será ministrado. Nesse momento é normal bater aquele desespero e pensar em mil formas de conseguir dar conta de tudo, mas, calma! Assim que receber essas informações, deixe tudo anotado para se programar sem desespero. No final, você vai tirar de letra!
     
    Seja participativo
    Os centros acadêmicos são ótimos lugares para conhecer melhor a estrutura do seu curso, desde o corpo docente até os laboratórios. Além disso, a própria universidade oferece bolsas para pesquisa científica e de extensão, que são muito úteis para quem deseja seguir carreira acadêmica ou apenas conhecer mais da sua área. Essas atividades te permitem desenvolver habilidades que irão te ajudar ao longo dos semestres.
     
    E aí, te ajudamos a superar os primeiros dias? Esperamos que sim!
     
     

     

Matérias Relacionadas
Receba por email