Carregando...
O sistema de Gabriel Tosta
  • O sistema de Gabriel Tosta

    O que te fez escolher a carreira de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
    Devido trânsito intenso no local onde eu moro, desde criança sempre fiquei dentro de casa, grande parte desse tempo foi em frente ao computador, uma vez que a computação virou uma paixão foi fácil decidir que TI era o ramo certo para mim. Analisando o mercado e vendo as principais tendências e principalmente a grande escassez de mão de obra qualificada na área de desenvolvimento de softwares, resolvi cursar ADS.

    O que te fez escolher a ESAMC para fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
    A ESAMC tem um nome muito forte além de ser reconhecida no mercado de trabalho e ter uma ótima pontuação no MEC. Após conhecer a estrutura do Campus, a grade curricular e entender que a faculdade forma pessoas para o mercado, tive certeza que era o lugar certo para mim.

    Sobre a estrutura que a ESAMC oferece, é um diferencial?
    Fisicamente falando, a localização da faculdade é ótima, as salas são boas e bem equipadas. Além disso, os professores são pessoas com muito conhecimento no mercado e sempre estão motivando seus alunos a participarem de atividades extracurriculares, fornecendo conteúdos extras além de sempre estarem de prontidão para ajudar.

    Ter se formado na ESAMC ajudou de alguma forma a entrar no mercado de trabalho, fez diferença?
    Na realidade, o que me fez entrar no mercado de trabalho foi a ESAMC. Na época, uma empresa multinacional com um site na cidade apresentou um programa de buscas de estagiários na faculdade. Me recordo que nesse programa houveram cerca de 300 candidaturas, onde através de várias etapas e dinâmicas, apenas 15 pessoas foram contratadas. Felizmente eu era uma delas!

    O quanto a formação na ESAMC te ajuda no dia a dia no trabalho, faz diferença?
    Durante o curso, os professores da ESAMC trabalharam tanto a parte técnica, quanto a parte analítica do processo de desenvolvimento de softwares, esse balanço foi essencial para além de desenvolver, entender as necessidades do cliente e sugerir melhorias. Além do fato de até hoje ter contato com professores que mesmo após minha formação estão sempre dispostos a me ajudar no que for necessário.

    Ter feito ESAMC conta muitos pontos?
    Sim, os professores da ESAMC ensinam o que o mercado espera, dando dicas sobre o desenvolvimento pessoal e profissional além da troca de mindset, onde os professores não contentes em apenas nos ensinar, nos incentivavam a se expor, onde fui capaz desenvolver minhas habilidades em liderança, timidez e oratória. Essas habilidades somadas ao meu conhecimento me deram a oportunidade de trabalhar e palestrar em grandes empresas e eventos.

    Como é o dia a dia no seu trabalho no cargo que você ocupa na empresa?
    Atualmente trabalho em conjunto de um time de 8 pessoas, sou responsável pelo desenvolvimento visual e funcional do sistema, este em questão, é um sistema de seguros customizado para um cliente da Inglaterra, todos os dias fazemos uma rápida reunião com o cliente para alinhar o status de cada pessoa no time, assim como definirmos as metas e prioridades. Meu papel é entender e debater os requisitos além de desenvolver a interface gráfica do software pensando de um modo que ao final do dia entregue maior valor a experiência do usuário. Além disso. também atuo desenvolvendo treinamentos, eventos, reuniões e práticas dentro da empresa com o intuito de disseminar conhecimento e criar uma comunidade.

Matérias Relacionadas
Receba por email