Carregando...
Relações Internacionais ou Comércio Exterior?
  • Relações Internacionais ou Comércio Exterior?

    É muito comum ficar na dúvida entre cursos, e alguns podem dar um grande “nó” na cabeça quando o assunto é escolha de carreira. Entre os cursos que geram muitas dúvidas, estão o de Relações Internacionais e Comércio Exterior, pois embora os dois sejam bem distintos, muita gente ainda confunde um com o outro ou acham que é a mesma coisa. Então para acabar com todas essas dúvidas, vamos falar um pouco sobre essas diferenças.
     
    Comércio Exterior
    A pessoa que tem interesse em cursar Comércio Exterior precisa se identificar com matérias como matemática, economia e direito, pois cabe ao profissional analisar os mercados, conhecer as regras de legislação entre os vários países e também controlar e acompanhar de perto o processo de exportação/importação. Sua principal função é justamente facilitar e mediar o comércio entre as diferentes nações.
     
    Como é o perfil do profissional de Comex?
    O profissional de Comex tem que ter um perfil bem analítico para poder enxergar os detalhes do mercado, além de mandar bem nas negociações. É importante que também fale outras línguas, principalmente Inglês e Espanhol e que seja organizado, pois terá de lidar com leis e mercados de outros países.
     
    Mercado de trabalho
    O mercado de trabalho para o profissional é bem amplo, podendo trabalhar em indústrias, comércio, instituições financeiras e empresas de logística, entre outras, além de ocupar cargos públicos em secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais.
    É uma profissão que exige conhecimentos profundos de Direito e Legislação, Economia e Matemática. Ao contrário da profissão de Relações Internacionais, que é mais focada em aspectos sociais, culturais e políticos, no Comércio Exterior o profissional lida mais com números, cotações, contratos e negociações de compra e venda.
     
    Relações Internacionais
    O curso de Relações Internacionais é perfeito para aquela pessoa que adorava ler e mandava super bem nas disciplinas de história e geografia na escola. Isso porque o curso é voltado para a compreensão e resolução de conflitos, culturais, econômicas e sociais. O aluno que optar por esse curso tem que estar preparado para estudar a fundo e analisar oportunidades para gerir negociações que envolvam os conflitos já citados acima e principalmente tem que saber ler pessoas.
     
    Como é o perfil do profissional de RI?
    É importante que a pessoa tenha certa facilidade com línguas, pois além do Português fluente, ter o domínio do Inglês e Espanhol é fundamental. Interesses em História, Politica e Economia também são importantes, além de conhecimento cultural e empatia, pois é necessário compreender e respeitar culturas diferentes da sua.
     
    Mercado de trabalho
    Os órgãos governamentais, empresas multinacionais, bancos e associações comerciais são os setores da economia que mais contratam o profissional de Relações Internacionais. Contam com essa mão de obra para promover seus interesses e criar alianças com outras empresas e governos, com o objetivo de aumentar suas exportações, melhorar gastos com importações e apoiar negociações de diferentes nações.
    Sobre o curso de IR
     
    Aqui na ESAMC, nós formamos executivos que conseguem identificar oportunidades de negócios internacionais e implementar planos de abertura de mercados para produtos e serviços brasileiros, com grande capacidade de negociação. Além da ampla visão do ambiente de negócios internacionais associada ao entendimento da gestão de negócios e da capacidade de desenvolvimento e implantação de projetos para internacionalização de empresas.

    Se interessou? Saiba mais sobre o curso de Relações Internacionais aqui.

Matérias Relacionadas
Receba por email