Carregando...
Vestibular sem pânico. Guia de como manter a ansiedade longe no dia da prova.
  • Vestibular sem pânico. Guia de como manter a ansiedade longe no dia da prova.

    Um sentimento que quase sempre acompanha o dia da prova do vestibular é a ansiedade. Por isso, para evitar que o nervosismo fale mais alto nesse momento tão importante da sua vida, vale a pena seguir algumas dicas para manter tudo sobre controle e se dar bem na prova. Afinal, você se preparou meses para esse grande dia, e não pode deixar que a ansiedade fale mais alto na hora da prova.

    Durma bem e cuide da sua alimentação. Isso pode até parecer conselho de avó, mas estudos já comprovaram que é durante o sono que nosso cérebro cria as conexões neurais que são responsáveis pela manutenção da memória. Ou seja, uma boa noite de sono vai facilitar que você relembre todo o conteúdo estudado no momento da prova.

    Com a alimentação não é diferente, pois o risco de você se sentir desconfortável e com isso perder o foco durante a prova é maior quando se ingere alimentos pesados um dia antes. Por isso, de preferencia por refeições leves e não se esqueça de levar água, barrinhas de cereal e frutas para consumir durante a prova. Agora se ansiedade bater no meio do exame, consumir um tablete de chocolate ou um bombom pode ser uma boa forma de combatê-la.

    Você estudou por meses, então na véspera da prova nada de estudar. Aproveite o dia para passar com seus familiares e amigos. Procure se distrair e esquecer a prova, mesmo que seja por um tempo. O máximo que você pode fazer é aproveitar a véspera para fazer revisões rápidas dos assuntos mais recorrentes. Nada de ficar se afundando nos livros, pois isso além de aumentar o seu nervosismo vai fazer com que você sofra por antecipação.

    Liste tudo o que precisa levar para a prova como; lápis, caneta na cor certa, borracha, relógio, documento de identidade.  E lembre-se de testar tudo antes de sair de casa. E já que chegamos aqui, se você mora um pouco distante do lugar em que a prova vai ser realizada planeje com antecedência o seu trajeto para evitar atrasos e assim chegar estressado no local. Dessa forma, caso ocorra algum imprevisto no trajeto, você vai conseguir chegar a tempo e evitar perder a prova. A dica é chegar no mínimo, meia-hora antes dos portões fecharem.

    Leia com atenção as instruções e os enunciados. É muito comum deixar o nervosismo falar mais alto e pular a primeira folha da prova. Por isso, respire fundo e leia com atenção todas as instruções e informações que ela contém. Isso além de garantir que você não vai cometer nenhum erro bobo, vai dar alguns minutos para sua mente relaxar.

    A mesma dica vale para os enunciados. Leia cada um deles com calma e sublinhe as partes importantes, pois é neles que estão os detalhes essenciais para as respostas das questões. 

    Comece a prova pelas matérias que você tem facilidade, ou seja, pelas questões mais fáceis. Assim, além de não ficar se preocupando com antecedência com aquela questão mais complicada, você consegue administrar melhor o seu tempo durante a prova.

    E por mais clichê que possa parecer, acredite no seu potencial. Você passou meses se preparando para esse dia. Confie no conhecimento que adquiriu e mantenha a calma.  Seguindo essas dicas, nós temos certeza que você vai arrasar na prova!

Matérias Relacionadas
Receba por email