Carregando...

15 dicas para se preparar para o vestibular de inverno

O vestibular de inverno está chegando e, com ele, uma nova oportunidade para os estudantes ingressarem na universidade. Mas você está preparado para mais este desafio?

Após os tradicionais vestibulares de verão, diversas universidades do Brasil - públicas e privadas - oferecem este segundo processo seletivo.

O vestibular do meio do ano, no entanto, não é mais fácil do que os outros. A preparação para ele deve ser a mesma. Por isso, apontamos abaixo algumas dicas essenciais:

1.Tente dormir bem e se alimentar de maneira saudável.

Parece um clichê, mas a disciplina é o maior desafio para quem está se preparando para o vestibular. Dormir e se alimentar bem são desafios num mundo cheio de vídeos de gatinhos fofos na internet e fast foods.

2.Não tente aprender todos os conteúdos às vésperas da prova. O ideal é estudar um pouquinho a cada dia.

Não faça a loucura de deixar tudo para a última hora. Estudar muitas horas do dia para tentar recuperar o tempo perdido é um péssimo caminho para quem precisa entender a matéria.

3.Elabore um cronograma de estudo compatível com sua rotina. Mescle matérias diferentes no dia.

Não estude apenas as matérias que você gosta. Divida os estudos do dia entre matérias que você gosta e outras que não é tão fã. Assim, a rotina de estudos fica equilibrada, sem aqueles dias dedicados apenas a matérias que você não gosta, o que facilita a desistência dos estudos diários.

4.Tenha um ambiente de estudo organizado e propício para o aprendizado, sem distrações e barulhos. Desligue a TV e os aparelhos de celular para aumentar a sua concentração.

Vamos encarar os fatos: se a TV estiver ligada e passando algum programa legal, você vai parar para assistir. Se seus amigos puxarem conversa com você no WhatsApp, você vai parar para responder! Não estamos dizendo as coisas legais estão proibidas, mas que podem ser organizadas em horários para que não atrapalhem seus estudos.

5.Descubra quais são seus pontos fortes e fracos e foque os estudos naquilo que você tem mais dificuldade.

Admitir quais são as áreas que você tem mais dificuldade é o primeiro caminho para organizar um bom plano de estudos. Reforce seus pontos fortes e trabalhe muito em cima dos pontos fracos.

6.Faça revisões diárias do conteúdo estudado.

A revisão facilita o aprendizado e mostra para você mesmo que o período de estudo foi eficaz. Portanto, no final de cada dia de estudo, faça uma revisão.

7.A redação é uma importante questão nos vestibulares e também no Enem. Procure saber quais são os assuntos da atualidade e faça redações periódicas para treinar a escrita no tempo correto da prova.

Escrever e ler são atividades complementares e contínuas. Se você se preparar lendo sobre assuntos da atualidade e treinar para a redação escrevendo com frequência, suas habilidades de escrita vão melhorar continuamente. Desafie a si mesmo com temas polêmicos e complexos, ouse nos estudos que você estará preparado quando a redação do vestibular chegar.

8.Reserve algumas horas do dia para se distrair e para o lazer.

Assim como algumas horas do dia precisam ser reservadas aos estudos, o lazer e a diversão também precisam estar presentes em sua rotina diária. Aproveite para encontrar os amigos ou assistir as séries que gosta, por exemplo. Momentos de satisfação te deixarão com mais disposição para o dia seguinte de estudos.

9.Faça exercícios físicos regularmente

Além de fazer bem para a saúde, os exercícios ajudam o seu cérebro a funcionar melhor. Ficou provado cientificamente que a atividade física melhora a memória e pode ser uma importante aliada não só nos estudos, como também no cotidiano de uma vida mais saudável.

10.No dia da prova, saia de casa com antecedência para não chegar atrasado.

Quem nunca viu aqueles vídeos do pessoal chegando atrasado no Enem. Eles são divertidos para quem está de fora e traumáticos para os atrasados, por isso, nosso recado é claro: NÃO SEJA UMA DESSAS PESSOAS! Lembre-se do quanto você estudou e se preparou para o vestibular e se organize para o grande dia. Saia antes de casa e se prepare para possíveis imprevistos.

11.Reserve todos os documentos e materiais que você vai precisar na prova para não esquecer de levar.

Um dia antes da prova, organize tudo que você vai precisar para o vestibular. Documentos, caneta, lápis, coloque tudo em sua mochila ou bolsa. Faça um checklist e confira antes de sair para ter certeza de que você não esqueceu nada.

12.No dia do vestibular, faça a prova com concentração e calma. Não adianta se desesperar.

Na hora da prova, você é seu principal adversário. Não se desespere, você tem tempo de sobra para ler a avaliação com calma, fazer os cálculos e rascunhos necessários para chegar as respostas corretas.

13.Comece a prova pelas questões que você já sabe as respostas para garantir os pontos.

Para não perder tempo, inicie o exame com as questões que você já sabe. É com elas que você ganhará tempo para pensar, analisar e entender as questões mais complexas.

14.Não "chute".

Estudar muito não é uma garantia de que você vai saber todas as questões da prova. Por outro lado, um bom plano de estudos ajuda você a chegar em uma linha de raciocínio para encontrar respostas e soluções para as questões. Por isso, não chute, analise a questão, entenda qual o caminho você precisa seguir e tente chegar até a resposta.

15.Seja objetivo, leia os enunciados e responda às questões de acordo com o que foi pedido.

Muitas vezes, por pressa ou tensão, queremos que a prova simplesmente acabe rápido. É assim que acontecem os principais erros. Não lemos o enunciado e ficamos mais propensos aos chutes e, consequentemente, ao fracasso. Por isso, uma das dicas mais valiosas do vestibular pode ser também uma das mais óbvias: leia a sua prova com calma! Quando lemos e interpretamos bem o texto das questões, a possibilidade de chegar a uma resposta correta de maneira natural aumenta muito. Portanto, muita calma nessa hora, afinal, o seu futuro não pode ser decidido com pressa!