Carregando...

3 Dicas para começar um MBA ou Pós-graduação em julho

Chegamos ao mês de julho. O início do segundo semestre pode ser uma oportunidade para começar novos planos e estipular objetivos a serem alcançados a curto e médio prazo. Para quem quer investir na carreira profissional, julho é um mês importante, pois é a segunda oportunidade do ano para ingressar em uma faculdade, MBA ou pós-graduação.

Instituições importantes abrem suas matrículas e cursos de MBA ou pós-graduação, que tem grande procura por serem considerados diferenciais no mercado de trabalho.

A oportunidade de estar um passo a frente do mercado, aliada a agregar conhecimento, fazer novos amigos e até mesmo o desejo de voltar a estudar levam profissionais de todas as idades a buscar este novo modelo de qualificação.

Se você também está interessado em começar, listamos três dicas importantes para te ajudar a tomar a decisão certa:

3 dicas para começar um MBA ou Pós-graduação

1 - Pesquise sua área e as instituições

O crescimento do mercado de instituições de ensino no Brasil gerou um leque grande de oportunidades para quem busca um MBA ou pós-graduação. Por isso, é importante pesquisar o curso e a instituição que o oferece. Não basta apenas fazer uma pesquisa no Google. Visite o lugar, converse com ex-alunos e entenda como a instituição pode te ajudar a conquistar conhecimento. 

A ESAMC oferece cursos de MBA e pós-graduação em diversas áreas. Com um corpo docente qualificado e totalmente antenado com as novidades do mercado de trabalho, ela oferece o necessário a seus alunos para que conquistem grandes oportunidades.

Além da instituição, também vale a pena fazer uma análise pessoal sobre a área de especialização. Um MBA é um investimento importante. Portanto, é preciso pensar se ele está totalmente alinhado com as suas expectativas e, principalmente, se o curso corresponde à área que você realmente quer trabalhar.

Quando se opta por um curso apenas pelo retorno financeiro, sem haver muito interesse pelo assunto ou tema, você pode se arrepender no futuro. A insatisfação profissional, que pode chegar até para quem gosta do que faz, pode te pegar de jeito e mudar todos os planos.

2- Organize-se financeiramente

Fazer um MBA ou pós-graduação exige planejamento. É importante colocar na ponta do lápis o investimento que será realizado, investigar a possibilidades de bolsas de estudo e descontos para entender se ele cabe no seu orçamento.

Outra dica importante, e muitas vezes esquecida, é prestar atenção a outros custos além da mensalidade. Investimentos em livros e materiais de estudo, transporte de ida e volta para o local, seja gasolina e estacionamento, transporte público ou até a alimentação precisam estar na conta. 

Planejando-se bem, você não leva sustos no meio do caminho e consegue se organizar para estudar com tranquilidade, sem preocupações sobre como pagar a mensalidade no final do mês.

3 - Leve os estudos a sério

Esta dica você ouve desde que entrou na escola, certo? Mas agora as coisas mudaram e ela tem um foco completamente diferente. Depois de uma vida inteira de estudos na escola e depois na faculdade, você ingressou no mercado de trabalho. Lá você tem novas responsabilidades, obrigações e um compromisso que, muitas vezes, ocupa justamente os horários e o tempo que você tinha para estar na escola ou na faculdade.

É justamente este o ponto mais delicado. É quando você já está inserido no mercado de trabalho que toma a decisão de cursar uma pós-graduação ou MBA.

Por isso, é comum estar cansado quando vai para aula, que geralmente acontece à noite durante a semana ou aos sábados. Mas lembre-se: você fez uma escolha importante. Ao invés de descansar, está buscando conhecimento e qualificação. Logo, é fundamental encontrar suas motivações e definir objetivos bem claros em sua mente. Levar os estudos a sério, superando o cansaço, a rotina e os problemas do dia a dia é fundamental para o seu aprendizado, além de ser um gesto de respeito com você mesmo. Afinal, todo o esforço envolvido em estar na sala de aula precisa valer a pena!

Agora que você já sabe como se organizar para fazer um MBA ou pós-graduação, chegou a hora de entrar no site da ESAMC e conhecer nossos cursos. São diversas opções que estão em sintonia com o mercado de trabalho e vão se encaixar perfeitamente nos seus planos.

Venha para a ESAMC, o seu sucesso profissional passa por aqui!