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A exemplar estratégia de marketing da Netflix

Autenticidade é a essência do marketing da Netflix. E isto deu à marca o rótulo de ser um dos grandes cases de comunicação dos últimos anos no Brasil, fidelizando seu público, gerando buzz e convertendo tudo isto em novos assinantes para a plataforma. Resumindo: a Netflix se tornou uma “love brand”, uma marca admirada e amada por seus consumidores. E são raras as marcas que podem se orgulhar disso. 

A Netflix e o marketing que você respeita

Ninguém conversa da mesma forma com todas as pessoas com as quais precisa se relacionar no dia a dia. Você não fala com seu chefe da mesma forma que fala com seus amigos ou com sua mãe, correto? A forma como você se relaciona é o seu “posicionamento de marca pessoal”. E esta linguagem precisa se adaptar de acordo com o público que você quer atingir. Isto funciona para a nossa vida e também para as marcas.

A persona construída para o posicionamento de marca da Netflix é sincera, autêntica e literalmente amiga dos seus fãs. E, com certeza, este discurso utilizado pela marca nas redes sociais não é feito porque seus funcionários ou diretores são assim ou porque o sarcasmo e tiradas sagazes são ouvidos constantemente nos corredores da empresa. Um discurso, um posicionamento só pode ser adotado após estudar e conhecer seu público. Foi isso que a Netflix fez. 

Em suas plataformas de redes sociais, a Netflix não tem receio de fazer piadas, ironias ou até discordar de forma mais contundente de opiniões dos seus fãs. Porque é isso que seu público - jovem, crítico, antenado e muito acostumado ao ambiente digital - quer. Os fãs da Netflix querem uma marca autêntica e inteligente, esperta e antenada, assim como os conteúdos que ela produz. Uma marca que transpira seu conteúdo a cada post ou interação feita nas redes sociais, antenada com o mundo e que é amiga do seu público.

Como construir cases como o da Netflix

Não é toda marca que pode se dar ao luxo de se posicionar como a Netflix. Mas toda marca deveria se comportar estrategicamente, utilizando de muita pesquisa e inteligência para entender o que seu público quer e como quer ser tratado. 

Se você quer entender todas as ferramentas e etapas da construção de um planejamento e posicionamento de marca, procure um dos cursos de Publicidade e Propaganda da ESAMC. Com nosso time de professores, você pode ser um dos responsáveis por estes grandes cases do nosso mercado.