Carregando...

Alunos de Engenharia Mecânica realizarão Corrida Maluca com quadriciclos feitos por eles mesmos

Alunos de Engenharia Mecânica realizarão Corrida Maluca com quadriciclos feitos por eles mesmos
Estudantes do sétimo semestre de Engenharia Mecânica da Esamc Santos realizarão no dia 5 de dezembro (quarta-feira), das 19h às 22h, a terceira edição da Corrida Maluca. A competição é feita com oito quadriciclos construídos por eles mesmos na faculdade, em grupos de oito a doze integrantes. A corrida, com 15 voltas, será feita num circuito e o grid de largada será definido pela volta classificatória de cada grupo.
 
O projeto tem o objetivo de levar aos alunos uma aprendizagem significativa sobre a utilização de meios de transporte que não agridam o ambiente e que já são utilizados em outros países.
 
Na construção dos veículos, os alunos conseguem aplicar cálculos para estabelecer velocidade, distância, peso, espaçamento, potência etc, além de conhecerem mais sobre elementos de fixação e transmissão como mancais, parafusos, rebites, eixo, rolamento, corrente, catraca, coroa, entre outros.
 
O funcionamento dos quadriciclos se dá por meio do pedal, que possui um sistema de transmissão no qual, além da estrutura, o diferencial está no tamanho das rodas e na relação coroa e catraca, pois os alunos precisam desenvolver uma forma para que o piloto tenha uma carro mais leve na largada e mais equilibrado durante o circuito.