Carregando...

Vai escolher uma faculdade de Direito? Veja se ela tem o selo OAB Recomenda

Você sabe o qual é a importância de um curso superior receber o Selo OAB Recomenda? Antes de escolher qual faculdade de Direito cursar, é importante observar se a instituição recebeu a certificação.

No estado de São Paulo, menos de 20 faculdades possuem esta certificação. Embora o selo não seja obrigatório, ele é um importante indicador da qualidade dos cursos de Direito do Brasil. A Esamc recebeu o seu, diretamente de Brasília, em janeiro de 2016. O selo literalmente recomenda aos alunos que estudem nestas instituições.

Selo OAB Recomenda

O OAB recomenda existe desde 2001, é entregue a cada três anos na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, e leva em conta a aprovação de alunos no Exame de Ordem e seu desempenho no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Ao todo, em 2016, 139 cursos de Direito foram certificados, sendo 78 de faculdades públicas e 61 de privadas.

Atualmente, existem no Brasil mais de 1.200 cursos de Direito registrados no Ministério da Educação (MEC). Desses, 1.071 foram avaliados pela OAB.

Entre os critérios para a entrega do selo estão ter ao menos 20 alunos participantes de três edições do Exame de Ordem Unificado, com peso 4 na avaliação, e também no Enade, com peso 1. As faculdades com nota acima de 7, em escala de 0 a 10, recebem o selo.

É importante para o aluno escolher uma faculdade que possua a certificação. O selo garante um ensino de qualidade em direito e entrega o aluno no mercado de trabalho completamente preparado para prestar o Exame de Ordem, prova obrigatória para receber a carteirinha da OAB e ter autorização para advogar.

Com este selo, a OAB estimula todas as faculdades que busquem a excelência no ensino do Direito. Não significa, porém, que as faculdades que não possuem o Selo, não possam ministrar os cursos, já que esta autorização é dada pelo Ministério da Educação. Mas a partir do momento em que a OBA estabelece um selo de qualidade, ele serve como uma orientação a mais para estudantes.

Então, já sabe. Se decidir cursar Direito, busque instituições certificadas com o Selo OAB Recomenda.