Carregando...

Volta às aulas: como recarregar as energias e retornar com tudo!

É só o mês de julho se aproximar do final que a preguiça da voltas às aulas toma conta de todos os estudantes. Só de pensar em parar com o descanso e retornar às atividades diárias bate aquela tristeza. Mas não precisa ser assim! Agora que você recarregou as energias, chegou a hora de recomeçar com tudo!

A volta às aulas marca o recomeço não só de um projeto de estudos, mas também de carreira e até mesmo de vida. Após um merecido descanso, chegou a hora de alavancar os projetos de estudos, assim como ampliar seus horizontes com novos planos de qualificação, estágios ou trabalho.

Para te ajudar a começar as aulas com toda disposição, separamos três dicas imprescindíveis para a volta às aulas.

3 dicas para recarregar as energias e começar agosto com tudo:

1 - Comece a planejar a sua volta uma semana antes

Prepara-se para voltar. Após um período longo de descanso, é importante que você comece a se organizar pelo menos uma semana antes. Primeiro, volte a acordar no horário habitual de quando você estuda. Assim, seu corpo se acostuma com a rotina. Preparar um pequeno planejamento de estudos e atividades para o segundo semestre também pode ajudar.
Quanto mais preparado estiver seu corpo, mais fácil será para você se adaptar à rotina e menos traumática será a volta.

2-Trace novos objetivos

O início do semestre é uma oportunidade de traçar novas metas para os estudos, o trabalho e até mesmo a vida. Para isso, é preciso organizar um pequeno planejamento do que você quer fazer e muitas vezes abre mão, seja por falta de tempo ou disposição. Nessa lista pode entrar aquela atividade física ou academia que você sente falta, o aprendizado de um novo idioma ou até mesmo o início de um grupo de estudos com os seus amigos.

Para isso, é preciso analisar o quanto de tempo livre você tem e como as atividades podem se encaixar na sua agenda sem prejudicar aquelas que você já faz durante a semana. Até porque, a ideia não é ter uma agenda sufocante, mas sim aproveitar melhor o tempo para investir nos estudos e em qualidade de vida.

3- Disposição e planejamento 

Para quem está começando a se planejar, aqui vai a dica mais importante: nada vai dar certo se você não tiver disposição e pensamento a longo prazo.

É a disposição de encarar novos desafios que vai dar energia para que seus planos de volta às aulas não caiam por terra nas primeiras semanas de agosto. Além dela, a visão de longo prazo, ou seja, pensar no fim e não apenas nos meios para alcançá-lo vai ajudar você a ter mais comprometimento para encarar os desafios do dia a dia.

Nós sabemos que tanto a volta às aulas como as mudanças de hábito não são fáceis. Por isso é preciso que você tenha de maneira clara em seu pensamento o porquê de estar fazendo algo e, principalmente, o que você quer atingir.

Essas dicas não vão te ajudar apenas na volta às aulas. Com planejamento e disciplina é possível se organizar e manter uma rotina de estudos e trabalho que pode te levar ao sucesso durante muitos anos.

Se você está se preparando para o vestibular, o foco é ainda maior e a rotina de estudos ainda mais estressante. Por isso, separe um tempo do dia para se distrair e descansar a cabeça. É quando se tem tranquilidade e disposição que o pensamento flui melhor e as ideias começam a aparecer naturalmente.

As aulas estão voltando e você ainda não decidiu qual faculdade fazer? Venha conhecer a ESAMC! Aqui você encontra professores que podem ajudar não só nos estudos, mas também a entender as novidades e novas exigências do mercado de trabalho!