Carregando...
Metodologia de Ensino
Nós sabemos que os jovens da atualidade são dinâmicos, acostumados com diversas interações tecnológicas e informações ao mesmo tempo. Por isso a ESAMC acredita que as aulas mais dinâmicas são necessidade, para prender a atenção desse aluno, acostumado a ser bombardeado de diversas informações ao mesmo tempo.

Para isso a ESAMC realizou uma mescla na sua metodologia de ensino, e inseriu quatro formas de metodologias distintas, que juntas se completam: TRADICIONAL, TBL, GAMEFICATION E PBL. Unificando o desenvolvimento das competências empresariais com a metodologia de aula, garantimos que as aulas se tornam mais dinâmicas e com maior aproveitamento pelos nossos alunos.
 
METODOLOGIA GAMEFICATION
A metodologia Gamefication é uma metodologia de ensino que faz uso de jogos durante a disciplina, e assim como outras metodologias de ensino ativas, as disciplinas com o uso do Gamefication ainda contam com o uso das aulas expositivas, e possuí alguns momentos de games que são realizados em sala de aula. O gamefication tem como seus principais objetivos tornar a sala de aula mais dinâmica e dar uma quebrada na monotonia do dia a dia de aulas expositivas, e também possuí a capacidade de desenvolvimento de algumas competências que sem os jogos essas competências não seriam trabalhadas. Esta metodologia tem a capacidade de desenvolver as seguintes competências das listadas anteriormente:

• Flexibilidade;
• Equilíbrio emocional;
• Etiqueta empresarial;
• Gestão de pessoas e conflitos;
• Processo de vendas e negociação.
METODOLOGIA GAMEFICATION
 
METODOLOGIA PBL
METODOLOGIA PBL
A metodologia PBL é uma metodologia de ensino baseada na realização de um projeto ao longo da disciplina, ou seja, é um projeto que terá alguns momentos de medição ao longo do semestre, em que os alunos entregarão o que deveria estar pronto do projeto em determinados momentos. Esta metodologia é interessante pois ao longo da disciplina, conforme vão sendo ministrados novos conteúdos, os alunos vão adquirindo mais ferramentas para a elaboração do projeto, e com isso eles podem ver na prática como utilizar aquilo que estão aprendendo em sala de aula. Esta metodologia tem a capacidade de desenvolver as seguintes competências das listadas anteriormente:

• Trabalho em equipe;
• Relacionamento interpessoal;
• Gestão de pessoas e conflitos;
• Processo de vendas e negociação;
• Empreendedorismo;
• Visão global e pensamento estratégico;
• Liderança;
• Processo de tomada de decisão;
• Processo de vendas e negociação.
 
 
METODOLOGIA TBL
Assim como as outras metodologias ativas, a metodologia TBL possuí também as aulas expositivas, mas antes do início de cada módulo, é feito o momento de aplicação do TBL. O momento TBL funciona da seguinte maneira, o professor seleciona algumas questões do arquivo de questões TBL, idealmente são usadas 5 questões. Primeiro os alunos respondem individualmente as questões e entregam as respostas ao professor, depois os alunos são colocados em grupos, idealmente são grupos de 5 a 7 alunos, e agora os alunos em grupos irão responder novamente as mesmas questões, mas agora em grupos, e os grupos entregarão suas respostas ao professor. Os grupos devem ser formados pelo professor, e devem ser mantidos os mesmos grupos até o final da disciplina, e o tempo para a resolução das questões deverá ser de 20 minutos no momento individual e 20 minutos no momento em grupo. Estas atividades realizadas no TBL irão fazer parte da composição da nota dos alunos, e as notas devem ter o peso igualmente distribuído entre as respostas entregues individualmente e as respostas entregues em grupo, e todas as aplicações de TBL da disciplina. Esta metodologia tem a capacidade de desenvolver as seguintes competências das listadas anteriormente:

• Trabalho em equipe;
• Relacionamento interpessoal;
• Gestão de pessoas e conflitos;
• Processo de vendas e negociação;
• Comprometimento e responsabilidade;
• Gerenciamento e entrega.
METODOLOGIA TBL
 
METODOLOGIA TRADICIONAL
METODOLOGIA TRADICIONAL
As aulas em uma metodologia tradicional são essencialmente aulas expositivas, com isso a metodologia tradicional é o tipo de metodologia que entra na categoria de metodologias passivas e nesta metodologia as competências que mais são desenvolvidas das listadas anteriormente são:

• Comprometimento e responsabilidade;
• Gerenciamento e entrega.
METODOLOGIA GAMEFICATION
METODOLOGIA GAMEFICATION
A metodologia Gamefication é uma metodologia de ensino que faz uso de jogos durante a disciplina, e assim como outras metodologias de ensino ativas, as disciplinas com o uso do Gamefication ainda contam com o uso das aulas expositivas, e possuí alguns momentos de games que são realizados em sala de aula. O gamefication tem como seus principais objetivos tornar a sala de aula mais dinâmica e dar uma quebrada na monotonia do dia a dia de aulas expositivas, e também possuí a capacidade de desenvolvimento de algumas competências que sem os jogos essas competências não seriam trabalhadas. Esta metodologia tem a capacidade de desenvolver as seguintes competências das listadas anteriormente:

• Flexibilidade;
• Equilíbrio emocional;
• Etiqueta empresarial;
• Gestão de pessoas e conflitos;
• Processo de vendas e negociação.
METODOLOGIA PBL
METODOLOGIA PBL
A metodologia PBL é uma metodologia de ensino baseada na realização de um projeto ao longo da disciplina, ou seja, é um projeto que terá alguns momentos de medição ao longo do semestre, em que os alunos entregarão o que deveria estar pronto do projeto em determinados momentos. Esta metodologia é interessante pois ao longo da disciplina, conforme vão sendo ministrados novos conteúdos, os alunos vão adquirindo mais ferramentas para a elaboração do projeto, e com isso eles podem ver na prática como utilizar aquilo que estão aprendendo em sala de aula. Esta metodologia tem a capacidade de desenvolver as seguintes competências das listadas anteriormente:

• Trabalho em equipe;
• Relacionamento interpessoal;
• Gestão de pessoas e conflitos;
• Processo de vendas e negociação;
• Empreendedorismo;
• Visão global e pensamento estratégico;
• Liderança;
• Processo de tomada de decisão;
• Processo de vendas e negociação.
 
METODOLOGIA TBL
METODOLOGIA TBL
Assim como as outras metodologias ativas, a metodologia TBL possuí também as aulas expositivas, mas antes do início de cada módulo, é feito o momento de aplicação do TBL. O momento TBL funciona da seguinte maneira, o professor seleciona algumas questões do arquivo de questões TBL, idealmente são usadas 5 questões. Primeiro os alunos respondem individualmente as questões e entregam as respostas ao professor, depois os alunos são colocados em grupos, idealmente são grupos de 5 a 7 alunos, e agora os alunos em grupos irão responder novamente as mesmas questões, mas agora em grupos, e os grupos entregarão suas respostas ao professor. Os grupos devem ser formados pelo professor, e devem ser mantidos os mesmos grupos até o final da disciplina, e o tempo para a resolução das questões deverá ser de 20 minutos no momento individual e 20 minutos no momento em grupo. Estas atividades realizadas no TBL irão fazer parte da composição da nota dos alunos, e as notas devem ter o peso igualmente distribuído entre as respostas entregues individualmente e as respostas entregues em grupo, e todas as aplicações de TBL da disciplina. Esta metodologia tem a capacidade de desenvolver as seguintes competências das listadas anteriormente:

• Trabalho em equipe;
• Relacionamento interpessoal;
• Gestão de pessoas e conflitos;
• Processo de vendas e negociação;
• Comprometimento e responsabilidade;
• Gerenciamento e entrega.
METODOLOGIA TRADICIONAL
METODOLOGIA TRADICIONAL
As aulas em uma metodologia tradicional são essencialmente aulas expositivas, com isso a metodologia tradicional é o tipo de metodologia que entra na categoria de metodologias passivas e nesta metodologia as competências que mais são desenvolvidas das listadas anteriormente são:

• Comprometimento e responsabilidade;
• Gerenciamento e entrega.