Como funciona o bacharelado em Relações Internacionais?

Como funciona o bacharelado em Relações Internacionais?

O curso de Relações Internacionais forma profissionais responsáveis por representar os interesses de países, nações, empresas e culturas no cenário internacional. O objetivo é facilitar acordos e abrir caminhos para novos negócios, importações, exportações, turismo, educação, entre outros.

O internacionalista formado pela ESAMC está preparado para desenvolver um papel de liderança nas organizações, pois está apto a atender a demanda de empresas e consultorias. Os profissionais conseguem identificar oportunidades de negócios internacionais e implementar planos de abertura de mercados para produtos e serviços brasileiros, com grande capacidade de negociação.

Além disso, a ampla visão do ambiente de negócios internacionais adquirida ao longo do curso permite que o profissional esteja excepcionalmente capacitado para atender a uma das maiores demandas da atualidade: o desenvolvimento e implementação de projetos para internacionalização de empresas.

Sobre o curso

Ao longo do curso, o aluno do bacharelado em Relações Internacionais irá aprender a:

  • Prospectar e abrir novos mercados internacionais para empresas de diferentes portes, contribuindo para a expansão sólida e consciente dos negócios;
  • Conduzir negociações estratégicas entre empresas públicas e privadas na esfera internacional;
  • Representar interesses públicos e privados em feiras de negócios, fóruns e encontros internacionais;
  • Planejar e conduzir o processo de internacionalização de negócios de diferentes portes e tipos, desde os primeiros passos com a exportação até o gerenciamento da operação já implementada em outro país;
  • Atuar como diplomata corporativo, profissional essencial para o estímulo e a manutenção das relações comerciais da empresa com os mercados internacionais.

Mercado de trabalho

O internacionalista contribui para que diferentes países possam se relacionar de maneira construtiva. O motivo dessa relação pode ser comercial, político, econômico, estabelecendo acordos bilaterais ou multilaterais, entre outros.

Dessa maneira, o profissional graduado na faculdade de Relações Internacionais pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, trading companies, consultorias no governo ou abrir seu próprio negócio – ligado às atividades exportadoras ou importadoras.

Pode também atuar como diplomata representando o país em outros países, porém, neste caso, é preciso prestar o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, promovido pelo Instituto Rio Branco.

Diferenciais da ESAMC

O profissional formado pela ESAMC é muito desejado pelo mercado. Por isso, a graduação em Relações Internacionais possui alto percentual de empregabilidade, especialmente nas empresas multinacionais. 

O planejamento é um pilar essencial da instituição, fazendo com que o curso de Relações Internacionais tenha sinergia com outros cursos do nosso eixo de negócios, como Administração e Economia. Se você escolher bem as disciplinas eletivas, pode facilmente conseguir uma segunda graduação.

Nosso curso vai muito além da teoria. As experiências práticas vividas na ESAMC irão te aproximar do dia a dia das empresas, tornando o curso mais dinâmico e te preparando melhor para o mercado de trabalho.

Compartilhe

cadastre-se na newsletter e fique por dentro de tudo que aconteçe na esamc.