Dicas para se dar bem no curso de Economia

Dicas para se dar bem no curso de Economia

O curso de Economia ensina como os indivíduos, as organizações e a sociedade empregam os recursos que dispõem para atingir seus objetivos. Para isso, os profissionais da área devem estudar fatos históricos, dados e estatísticas para detectar tendências na atividade econômica.

Antes de fazer a matrícula em uma graduação em Economia, confira nossas dicas para se dar bem na área!

Saiba a diferença entre Economia e Ciências Econômicas

Muitas pessoas pensam que esses termos se referem a mesma coisa. No entanto, isso não é verdade e você precisa entender a diferença entre eles. A Economia é caracterizada como um fenômeno por si só, formando um grupo de interações que acontecem no mercado financeiro – sempre aplicado de maneira mundial.

Já as Ciências Econômicas são consideradas um conjunto de conhecimentos. Desse modo, o maior objetivo é analisar e compreender a Economia em si. As Ciências Econômicas são o que se estuda na formação em Economia.

Una ciências exatas às ciências humanas

O curso de Economia aborda diversos assuntos ao longo da graduação, mas se o aluno acredita em uma formação mais restrita a apenas uma área, acabará ficando frustrado. Nesse caso, o estudante precisa lidar com as ciências exatas e humanas simultaneamente. 

Além disso, o aluno só se tornará capaz de compreender os aspectos econômicos se tiver uma boa noção de ambas as áreas. É por isso que desde o início ele precisa se preparar para lidar com as ciências exatas e as ciências humanas, uma vez que elas têm o mesmo grau de importância na formação do profissional em Economia.

Dedique-se à matemática

Para uma grande parte dos alunos, as disciplinas de humanas são mais fáceis de serem compreendidas. No entanto, a graduação em Economia possui muito cálculo e você precisa entender como cada um deles é feito. Foque em matemática e dedique-se a ela, pois ela estará presente durante todo o curso.

Tenha um perfil analítico e estratégico

Apesar de a prática ser um fator importante, o perfil do aluno também conta muito. Desse modo, ele precisa ter uma visão mais estratégica e analítica. O profissional da área precisa ser capaz de estudar fenômenos e comunicar seus resultados. Além disso, tenha em mente que as oportunidades no mercado de trabalho dependem de um perfil assim.

Conheça bem o mercado de trabalho e as oportunidades

Uma das coisas mais interessantes sobre o curso de graduação em Economia é que ele te prepara para diversas possibilidades. No entanto, para ter acesso a elas, é preciso conhecer muito bem o mercado de trabalho e como ele funciona.

O economista pode atuar em empresas, seguradoras, bancos, corretoras, prestação de consultorias, área acadêmica, institutos de pesquisa ou abrir o seu próprio negócio. Lembrando que, nos momentos de crise, os profissionais da área são ainda mais requisitados, facilitando a busca por um emprego. 

Conheça também os cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas na ESAMC.

Compartilhe

cadastre-se na newsletter e fique por dentro de tudo que aconteçe na esamc.

Unidades

Menu