O que um estudante de Engenharia da Computação aprende?
O momento de escolher uma graduação é muito importante, principalmente por ser uma escolha que afetará diversos aspectos da sua vida. O ideal é que você tenha todas as informações necessárias sobre o curso para tomar uma decisão. Afinal, serão alguns anos de estudo e comprometimento com a profissão escolhida.
Saiba tudo sobre o curso de Engenharia da Computação antes de se aventurar na área!
Sobre o curso
O curso de Engenharia de Computação forma profissionais habilitados para o desenvolvimento e planejamento de softwares e hardwares, como também para aplicação de sistemas computacionais nas mais diversas áreas e setores. No mercado de trabalho, as empresas buscam o engenheiro para criar e gerenciar sistemas ou desenvolver novas máquinas industriais e novas tecnologias.
Além de toda a formação básica, o profissional também conhece sistemas operacionais, arquitetura de computadores, banco de dados, inteligência artificial, engenharia de software e redes, tecnologia web, entre outros.
O que você aprende
Na ESAMC, o aluno aprende a:
- Pensar estrategicamente as áreas específicas de computação e informática;
- Projetar tanto hardwares quanto softwares;
- Compreender a dinâmica e evolução dos sistemas computacionais;
- Estar apto a colaborar nas decisões sobre a viabilidade de projetos e produtos;
- Gerenciar e motivar equipes de trabalho e projetos;
- Gerenciar o processo de fabricação do produto/serviço da empresa, assim como seu controle de qualidade e logística;
- Avaliar o ambiente empresarial e competitivo da empresa;
- Entender o funcionamento de uma empresa e suas áreas funcionais – Marketing, Finanças, Operações e Recursos Humanos.
Áreas de atuação
O graduado em Engenharia da Computação pela ESAMC possui conhecimento específico na gestão de equipes para desenvolvimento de softwares, componentes de circuitos integrados, gerenciamento de sistemas com banco de dados e redes automatizadas, em geral.
Os profissionais podem trabalhar nas áreas de TI de empresas públicas e privadas, no governo, em consultorias ou abrir o próprio negócio – com envolvimento em projetos de produtos e processos, pós-vendas ou na representação de produtos e serviços para outras empresas.
Mercado de trabalho
A carreira em Engenharia de Computação oferece um panorama positivo, pois é uma área que está sempre aquecida. Existe uma demanda elevada por profissionais qualificados, especialmente na área de big data e desenvolvimento de aplicativos.
O engenheiro também encontra um bom mercado para explorar campos como automação industrial e robótica, fabricação de hardware, suporte até mesmo em marketing e vendas, para a comercialização de equipamentos de alta tecnologia.